sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O flagelo dos rótulos!

Eis uma questão que considero pertinente...! Quando aprendi a ler os rótulos das coisas que costumava comprar e comer, passei a perceber porque é que cada vez mais as pessoas têm peso a mais!
Vou dar aqui uma ajudinha nesta tarefa complicada que é perceber o que nos estão a "oferecer" num pacote com ar delicioso!
Ainda antes de avançarmos para o conteúdo dos rótulos, alerto ainda para a lista dos ingredientes! Antes de mais, deve optar-se por alimentos com uma lista pequena de ingredientes (quanto mais ingredientes tem, mais processado é o produto). O ingrediente que estiver em primeiro na lista, é o que existe em maior quantidade no produto! Assim, tudo o que começar por dizer açúcar... fica imediatamente na prateleira!!! Alerto ainda para outros venenos como os edulcorantes que vão do E-950 ao E-952... a evitar a qualquer custo também (mas estes porque são cancerisnos....)!
Vamos então à informação nutricional (esta é dada em referencia de ml (mililitros) ou g (gramas)):
Valor energético - corresponde às calorias fornecidas pelas proteínas, glícidos, lípidos e álcool. Mais de 400 kcal por 100 gramas de um determinado produto é muito elevado.
Proteínas - são responsáveis pelo crescimento, manutenção e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células (responsáveis pela reconstrução dos nossos músculos depois de uma corrida, enquanto dormimos), são ainda responsáveis pela produção de enzimas, hormonas e constituintes do sistema imunitário. Por cada 100 gramas de produto, ter mais de 6 gramas de proteínas é uma boa escolha, no entanto, com 10 gramas seria excelente. 1g de proteínas fornece 4 Kcal.
Glícidos (Hidratos de carbono) - estão divididos entre simples (açúcares: "açúcar de mesa" (sacarose), fruta (frutose) ou leite (lactose)) e complexos (amido: cereais, batata e leguminosas), são a principal fonte de energia de todas as funções do nosso organismo. São por exemplo: arroz, massas, pão, batata, fruta, açúcar e mel. A parte não utilizada pelo organismo é acumulada em forma de gordura. Fica só de referencia que cada pacote de açúcar que se põe no café tem 7 gramas... por isso... é só fazer as contas!! 1g de hidratos de carbono fornece 4 Kcal.
Polióis - são utilizados para obter produtos com um valor energético baixo.
Amido - provém dos cereais e derivados, leguminosas secas e tubérculos.
Lípidos (gorduras) - servem como energia de reserva, facilitam a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), protegem-nos do frio, protegem os nossos órgãos de agressões externas e entram na constituição de diversas estruturas celulares. O ideal são produtos com valores inferiores a 10 gramas por cada 100 gramas. 1 grama de lípidos fornece 9 Kcal.
Lípidos (gorduras) saturados - encontram-se maioritariamente em alimentos processados. Alimentos ricos em lípidos saturados aumentam os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
Lípidos (gorduras) monoinsaturados - é o caso do azeite e do óleo de amendoim. Os lípidos monoinsaturados diminuem os níveis de colesterol porque impedem a produção e a absorção do mesmo.
Lípidos (gorduras) polinsaturados - existem nos óleos vegetais, peixes e frutos secos.
Gorduras trans (gordura vegetal hidrogenada ou gordura vegetal parcialmente hidrogenada) - estão presentes em produtos industrializados/processados, que levam gorduras vegetais hidrogenadas na preparação, são por ex. salgados, bolachas, gelados e margarinas. Necessidades diárias: a gordura trans não tem função importante no organismo e pior, aumenta a possibilidade de ter problemas cardiovasculares.
Sódio - sal. É o nutriente responsável pela regulação hídrica e pelo o desempenho adequado do cérebro. No entanto, o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da tensão arterial e cancro do estômago.
Fibras alimentares - são compostos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e estão presentes em alimentos de origem vegetal, como por ex. cereais e derivados pouco refinados, ou seja, os mais escuros que contêm grande parte das camadas externas dos grãos dos cereais que lhe dão origem, leguminosas secas, frutos e produtos hortícolas. O seu consumo pode ajudar a prevenir a obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. A ingestão diária de 25 gramas de fibras já traz benefícios à saúde.

Para grande tristeza minha, deixo aqui dois rótulos de duas coisas ultra apetitosas e docinhas........

M&M's de amendoim:
Nutella:
E acho que é isto :)

2 comentários:

  1. Muito interessante!!!!
    Comemos muito pouca comida... cada vez é mais processada e refinada... com cada vez mais ingredientes que só servem para dar cabo do nosso organismo!
    Não como coisas com mais do que três ingredientes, porque acima disto, já não se pode chamar comida!
    E também deveríamos de fugir das caixas coloridas com nomes que nem as nossas avós conseguem pronunciar! Isso é sem dúvida o segredo da coisa!
    Sal refinado, açúcar processado, óleo de palma, água com PH abaixo de 7,5.... só desgraças para a nossa saúde!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas adições no comentário :) essa dos três ingredientes também é muito interessante!!

    ResponderEliminar