sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Exposição REAL BODIES – Descubra o corpo humano

Estava eu muito bem a navegar no Observador quando avisto a seguinte noticia: "Lisboa acolhe nova exposição sobre corpo humano, com órgãos e cadáveres reais" e pensei... hum.... isto deve ser espetacular!!! :D Tenho uma veia que faz de mim uma fã incondicional do CSI! Durante muitos anos o meu sonho foi concorrer à PJ para a brigada de homicídios e investigação criminal. Na altura o meu Pai ofereceu-me um livro de 1969 sobre investigação criminal, escrito por alguém da PJ - sendo que este livro já lhe havia sido oferecido por alguém quando ele teve a mesma vontade que eu! Fiquei doida com o livro!! Era brutal!! Nessa altura comprei vários livros de investigação criminal na Amazon para satisfazer um pouco mais a minha curiosidade e, por uma sorte brutal, a fnac lançou uma venda especial de livros de investigação criminal e medicina forense! Consegui nessa altura engordar a minha colecção de livros nesta área que adoro!! Entretanto, tenho outra veia que me faz uma profunda interessada pelo funcionamento do nosso organismo e, acima de tudo, como me manter saudável! Talvez por isso, em 2009 tenha tirado o meu curso de Naturopatia com uma componente fisiológica e outra anatómica, onde inclusive cheguei a comprar livros de anatomia para colorir :D Hoje em dia o meu interesse é cada vez maior em como manter a minha maquina saudável e se puder, a das pessoas a minha volta! :) Para ajudar a tudo isto, como "atleta" que me tornei e, tendo tido o problema que tive no joelho... poder ver o nosso corpo por dentro deixou-me super entusiasmada!! Fui ter com a minha ovelha companheira (AKA Lebre) e pedi muito para irmos a exposição!! :D a minha lebre não foi capaz de me dizer que não :D YUPPIIIII!!! Então vamos lá explicar do que se trata esta exposição que me deixou tão empolgada!!

Será inaugurada, no sábado dia 31 de Outubro na Cordoaria Nacional a exposição internacional "Real Bodies", que apresenta mais de 350 órgãos e corpos humanos reais e que permite perceber como funciona o corpo humano. Real Bodies é uma fascinante viagem através da nossa principal e extraordinária riqueza: O Nosso Corpo.

O objectivo desta visita didáctica e científica é compreender o quão importante é o corpo humano, admirando-o pela beleza e perfeição. A experiência Real Bodies ensina-nos a lição mais importante: devemos aprender a respeitar o nosso corpo, esforçando-nos por lhe dedicar tanto tempo quanto possível, através de pequenos cuidados diários. Só assim o respeitaremos na sua qualidade de "máquina perfeita". Real Bodies é uma exposição adequada para todo o tipo de público, muito útil para descobrir como somos constituídos por dentro. Visitar Real Bodies é como abrir um livro sobre o nosso corpo. Esta experiência é possível graças à sofisticada técnica de polimerização, que permite que os corpos e órgãos humanos reais permaneçam inalterados ao longo do tempo.

A Exposição Real Bodies é a maior e mais completa exposição de órgão e corpos humanos reais em tour pelo mundo, a passar por Portugal. Estará patente numa área record de 1700 m2 na Cordoaria Nacional. Real Bodies apresenta mais de 350 órgãos e corpos humanos reais inteiros. Pode ainda encontrar órgãos afectados por várias doenças, permitindo ver como o corpo humano é condicionado pelas mesmas.

Sob a pele existe um conjunto de complexos aparelhos e órgãos associados que, segundo a segundo, trabalham em conjunto para nos manter vivos e em forma. A Exposição Real Bodies será composta de 10 galerias, cada uma dedicada a um sistema do corpo humano, representando uma oportunidade única para descobrir a anatomia, conhecimento do corpo humano, a sua estrutura e o seu funcionamento.

GALERIAS

SISTEMA ESQUELÉTICO

Contrariamente à crença popular, os ossos são organismos vivos, dinâmicos, fortes, leves e flexíveis. No seu interior, a medula óssea produz dois milhões de glóbulos vermelhos a cada segundo. Os ossos regeneram-se quando se fraturam. São mais mais duros que o aço e mais leves que o alumínio. O nosso esqueleto tem muito a dizer: a partir da nossa alimentação ao tipo de feridas que vamos tendo durante a nossa vida.

SISTEMA MUSCULAR

Os músculos do esqueleto cobrem a maior parte do corpo e são em grande parte responsáveis pela nossa forma física, movimento e postura. Fornecem proteção aos órgãos internos e desempenham um papel importantíssimo na manutenção da temperatura do corpo constante a 37° C.

APARELHO DIGESTIVO

Quando o alimento percorre o aparelho digestivo é dividido em nutrientes utilizáveis que são absorvidos pela corrente sanguínea e transportados para todas as células do corpo. Dentro das células, a energia armazenada nos nutrientes é usada como combustível para fazer funcionar os órgãos do corpo. Durante a nossa vida comemos mais de 27 toneladas de alimentos, o equivalente ao peso de seis elefantes.

APARELHO URINÁRIO

Os rins, órgãos essenciais do sistema urinário, filtram cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, fazendo a remoção de impurezas e criam urina que é armazenada na bexiga.

APARELHO REPRODUTIVO - DESENVOLVIMENTO FETAL

Os órgãos reprodutivos femininos (ovários, trompas de Falópio, útero e vagina) são bem protegidos no interior da cavidade pélvica. Por outro lado, os órgãos do sexo masculino (pénis, testículos) são protegidos fora do corpo. Quando o ovo é fertilizado pelo esperma, forma-se a primeira célula de um novo ser. Esta célula divide-se repetidamente e é aloja-se no útero onde se desenvolve durante 40 semanas.

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Os vasos sanguíneos são dispostos num circuito tubular fechado através do qual circulam 5,4 litros de sangue. O coração, um músculo potente, dirige esta vasta rede de 145.000 km de artérias, veias e capilares para transportar continuamente todos os nutrientes e oxigénio por todo o corpo.

APARELHO RESPIRATÓRIO

Respirar é a nossa forma de transportar oxigénio vital para o nosso corpo. O oxigénio permite às células usar a energia nelas armazenadas para nos manter vivos. Agora, inspire e expire. Acabou de tomar o controlo da respiração. Pense em como seria difícil lembrar-se em fazê-lo 15 vezes por minuto para o resto da sua vida. Felizmente, em geral, respirar é um processo automático.

SISTEMA NERVOSO

A principal função do sistema nervoso periférico (SNP, os nervos do corpo) é ligar o sistema nervoso central (SNC, cérebro e espinal medula) com membros e órgãos, enviando a informação dos nervos sensoriais e motores. Através dos nervos periféricos autónomos controla-se a função involuntária ou semi-involuntária, incluindo a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a respiração.

ANATOMIA SECCIONADA

Representa uma oportunidade única para descobrir a anatomia, de tomar conhecimento do corpo humano, a sua estrutura e o seu funcionamento através de anatomia seccionada.

DESPORTIVO

A atividade física pode reduzir o risco de doenças crónicas, melhorar o nosso equilíbrio e coordenação, ajudar a perder peso e aumentar a nossa auto-estima. Os benefícios são todos nossos, independentemente da idade, sexo ou capacidade física. A atividade física é realmente o melhor remédio.

Porquê visitar Real Bodies

. porque Real Bodies é uma experiência totalmente nova na descoberta do corpo humano.

. porque Real Bodies é uma exposição muito educativa, com conteúdo explicado de forma clara e simples, adequada para todos os públicos.

. porque Real Bodies é a maior e mais completa exposição de órgão e corpos humanos reais em tour pelo mundo, a passar por Portugal.

. porque Real Bodies expõe corpos em várias posições anatómicas do dia a dia para realçar a grande variedade de funções e movimentos do corpo humano ao longo do dia.

. porque Real Bodies exibe várias galerias espetaculares de corpos de atletas durante a prática desportiva, para mostrar como trabalham os músculos e a tensão dos tendões e articulações envolvidas em actividades de competição.

Horário

A Exposição Real Bodies estará aberta todos os dias da semana das 10:00 às 20:00, de segunda a domingo, incluindo dias de feriado. O interior da exposição manter-se-á aberto até às 21:30 para os últimos visitantes que entrarem até às 20:00. A entrada será feita por sessões de meia em meia hora, em que a primeira terá início às 10:00 e a última terá início às 20:00. Não existe tempo limite para a visita, mas o tempo previsto ronda 1 hora e 30 min.

Poderá comprar os seus bilhetes em:http://www.realbodies.pt/_Bilheteira/tabid/692/language/pt-PT/Default.aspx

Fonte: http://www.realbodies.pt/AExposi%C3%A7%C3%A3o/tabid/680/language/pt-PT/Default.aspx

1 comentário:

  1. Procure pesquisar sobre a origem dos corpos utilizados nesta exposição, principalmente o da mulher grávida, os fatos históricos são chocantes...

    ResponderEliminar