terça-feira, 10 de novembro de 2015

Mini Maratona do Porto - Fun Race

Este belo fim de semana merece uma crónica à altura! Tudo começou a ser tratado a 23 de Abril com a inscrição para a Mini Maratona do Porto (Fun Race de 6 kms) e da respectiva estadia! Vimos uns packs de atleta em que a estadia incluía pequeno almoço, transporte de ida e volta para o recinto da maratona e late checkout! Perfeito! Daí para a frente era esperar pelo dia de nos pormos a caminho! E sábado chegou! O dia estava maravilhoso! 26 graus cá na terrinha! Fui com a minha lebre tomar um cafezito enquanto esperávamos pelo outro par de ovelhas corredoras :) Todas as ovelhas corredoras reunidas, malas no carro e cintos de segurança apertados... Próxima paragem: Aveiro!!!! :D falei com um amigo de Aveiro que me indicou o Atrium para almoçarmos ;) o sítio era todo envidraçado, amplo e moderno! Devorei uns bifinhos de frango grelhados! Estavam uma delicia! Resisti o quanto pude às sobremesas porque tinha pela frente um fim de semana de disparates gastronómicos! Barriguinhas aconchegadas, lá fomos nós em busca de uns maravilhosos ovos moles!!! De caminho para os ovos moles aproveitamos para ver um pouco da Ria de Aveiro e tirar umas fotos :)
Fomos a uma fábrica de onde adoro os ovos moles: Maria da Apresentação da Cruz, Herdeiros! Para mim os melhores ovos moles do mundo!!! Devorei este búzio enquanto o "diabo esfregou um olho"!! Todas as ovelhas com a boca doce, estávamos finalmente em condições de seguir até ao grande destino deste fim‑de‑semana! PORTO!!! GPS ligado tendo como destino a Alfandega do Porto, lá fomos nós ;) chegamos bem e o dia estava simplesmente maravilhoso! Tão maravilhoso que estava imenso trânsito na Ribeira do Porto...
Perante tanto transito, tomamos a melhor decisão que podíamos ter tomado, largamos o carro e pusemos-nos a pé até a Alfândega! Deu para "abater" um pouco do ovo mole! :) fomos desfrutando do dia e do calor e caminhamos alegremente até à Alfândega! Fizemos o caminho pela via dedicada a peões e bicicletas :) havia tanta gente na Ribeira! Tantas pessoas nas esplanadas a aproveitarem o calorzinho e a beber uma bebida fresquinha! Fomos andando sempre no meio da multidão até que avistamos a Alfandega e centenas de pessoas e carros com o mesmo destino que nós: ir buscar os dorsais para a Maratona (Family e Fun Race) do Porto :)
Chegados à Alfandega, tiramos as fotos da praxe para a posterioridade!! Fotos tiradas, entramos e virámos a esquerda! Demos uma voltinha, mas nao encontramos a CompresSport.... levantamos os dorsais e mandaram-nos para a outra ponta da Alfandega, onde se levantavam as t-shirt para a Fun Race! Lá fomos nós! Chegamos lá e só havia t-shirts (de algodão) L e XL... pena mais uma vez sentir que as pessoas de uma corrida de 6 kms são tratadas como atletas "menores".... tive receio que fosse mais uma corrida de começar e acabar na porta dos fundos.... trouxe uma t-shirt L, que obviamente não usei na corrida.... Aborrecida com a t-shirt largajona e de algodão, fomos dar uma voltinha a ver se encontrávamos o que queríamos.... e encontramos!! O stand da CompresSport!! Vinha de Lisboa fisgada em comprar umas perneiras de compressão que me satisfizessem a 100%!! Porque desde que tive a lesão... sinto que a tape e as perneiras me ajudam a não sofrer tanto! Então no stand, pedimos ajuda! Comprei umas perneiras azuis turquesa, claro :D e umas meias brutais também da mesma marca! E sentia-me prontérrima para a corrida!! :D
Continuamos a dar uma voltinha na feira e ainda tiramos umas fotografias giras que preguei no frigorífico! :) é como se fosse o wall of fame!! Tudo visto.... viemos embora :) precisavamos de ir ao hotel fazer check in e largar as coisinhas :) Escolhemos o hotel Star Inn no Porto e tenho a dizer que foi uma óptima escolha!! :) O quarto era confortável e arranjadinho, o wc tinha um belo duche, com um chuveiro que dava vontade de lá ficar de baixo muuuitooo tempoooo :) A hora do jantar chegava a passos largos e o ovo mole da sobremesa do almoço já tinha sido desmoído.... estava na hora de procurar mais comidinha :) Procuramos no Zomato restaurantes com classificação 4 ou muito próxima e encontramos um sitio que tinha duas horas de espera... o que rapidamente nos levou a desistir da ideia! Então fomos a pé e de Zomato em punho até que encontrarmos o Prego da Baixa! O sitio tinha bom aspecto, muito acolhedor, pouca luz.... e era uma hamburgueria! Parecia uma excelente opção! ;) Vimos a ementa e escolhemos de acordo com os nossos mais profundos apetecimentos ;) Eu mandei-me para um hambúrguer de frango com rúcula ;) não havia salada para acompanhar, então, mandei-me às batatas fritas!! O hambúrguer era leve, apetitoso, bem confeccionado! As batatas fininhas..... e vinha um molho com maionese, salsa e alho.... apeteceu-me come-lo à colher...!! Jizzas!!! :O um jantar tão bom tinha que ser bem rematado........ então........ venha de lá um brownie de chocolate com uma bola de gelado!!!! :D Bem satisfeitos rumamos ao pecado seguinte! Nunca esqueçamos que tenho um estômago só para sobremesas ;) tínhamos que ir sem falta nenhuma à Spirito Cup Cake e fomos!! :D Adoro gelados.......!! Então comi duas bolinhas! Uma de lima e outra de maracujá! O espaço é giríssimo!! O atendimento simpático e os gelados... YUMMY!!! Enquanto estava na fila fui torturada pelos cup cakes que me piscavam o olho e as fatias de bolo com um aspecto divinal!!! A desgraça não foi enorme, uma vez que o funcionário me disse que cada bola de gelado de fruta tinha apenas 30 calorias.... Aconchegadinhos, rumamos ao carro que o dia a seguir era o GRANDE dia!!!
À hora combinada, lá estávamos todos prontos para tomar o pequeno almoço!! Tomamos o nosso pequeno almoço e fomos para o transfer. Eramos os primeiros da lista!! Fomos os primeiros a reservar o pack de atleta para aquele hotel :) Entramos no autocarro e fomos levamos numa viagem muito agradável até ao Queimódromo :) Começamos a ver um mar de carros e pessoas que pareciam formiguinhas a caminho do Queimódromo para a sua missão ;) Descemos do autocarro e entrámos no Queimódromo onde demos de caras com a barraquinha do Montepio! Lá na barraquinha estavam a tirar fotos aos bravos corredores com máquinas Polaroid e a oferecer as fotos :) com a apresentação da foto, ofereciam uma t-shirt da Associação Mutualista :) fomos buscar as nossas t-shirt e abancamos um pouco nos sofás :) entretanto fomos para a zona da partida onde vimos os bravos corredores a organizarem-se junto dos pacemakers que tinham balões coloridos a marcar 3:00, 3:15, 3:30, 4:00 (que eu tivesse visto!) Vimos aquela mancha enorme de bravos corredores partirem na sua missão! Depois de todos terem partido ainda vimos uma meia dúzia de atrasados que voaram para a partida e daí fizeram o seu caminho :) Ficamos pelo Queimódromo a ver as vistas, que eram poucas porque havia pouca gente e regressamos às almofadas fantasticas do Montepio ;) uma das fotografas do Montepio perguntou se nao queríamos tirar uma foto e então pedimos a ela para nos tirar com o telemóvel e ela simpaticamente satisfez-nos o pedido. Quando demos por nós já estavam a chegar os primeiros bravos a cortar a meta! 15k estavam feitos em cerca de 60 minutos!! Depois de gritarmos "FORÇA" e de batermos palmas, seguimos para a nossa partida. Esta fez-se fora do recinto do Queimódromo, o que depois de uma t-shirt de algodão L e sendo a partida num local diferente da da maratona e dos 15k, tive receio que fossemos tratados como uma corrida menor.... O aquecimento foi feito por uma menina em cima de um palco e fizemos direitinho o que ela nos indicou :) havia muita gente para a Fun Race que comummente chamaram de caminhada.... mas nós, ovelhas corredoras, estávamos ali para correr os 6 kms e dar o nosso melhor!!! Foi dada a partida e eu fiquei com a minha companheira gémea!! A minha lebre e a ovelha corredora alentejana partiram em grande velocidade, deixando para trás apenas os seus rastos :) Nós as duas fomos no nosso passo, de forma a não dar cabo dos joelhos meio empenados que temos e lá fomos! Avistamos uma primeira subida.... e lá fomos... uma a marcar o passo para a outra e fomos subindo devagarinho rumando à Avenida da Boavista :) de facto, a vista não era boa, mas linda ;) avistámos o mar!!! estava um dia lindíssimo de verão!!! enquanto lutávamos contra o cansaço e nos deslumbrávamos com o mar, avistamos a minha lebre já no sentido contrário!! Gritámos por ele e dissemos adeus ;) e pouco depois avistamos a ovelha corredora alentejana :) gritamos também por ele e dissemos adeus ;) daí para a frente a nossa missão era chegar! :) fomos correndo até ao sítio onde se dava a volta para cima e, como o calor era muito, iamos correndo junto à sombra dos muros altos das lindas moradias ali existentes! Sempre a puxar uma pela outra fomos andando :) até que encontramos um grupo de espanhóis que gritavam palavras de apoio e disseram com muita graça que a seguir vinha uma subida e depois era sempre a descer hehe A subida apareceu rapidamente e era tramada!! mas nós, vagarito, fizemo-la!! Firmes e hirtas!! :) começamos a avistar os porticos de onde tínhamos partido!! e para grande felicidade minha, não era ali a nossa meta!! A nossa meta era junto da da maratona e da dos 15k!! Terminar onde arrancamos iria dar-me a sensação que arranquei e cheguei "à porta dos fundos" da Maratona do Porto! mas não!!! Seguimos os porticos e entramos na passadeira da vitória!! Sentíamos-nos orgulhosas e vitoriosas :) havia um corredor de gente a apoiar os atletas e a minha lebre gritou por nós!! :) corremos até à gloriosa meta onde mais uma vez a emoção tomou conta de nós!! :) A ovelha corredora alentejana estava na meta à nossa espera e abraçou a minha ovelha gémea!! :D somos grandeeeeesss :D pelo menos, para nós ;) tivemos direito a uma garrafa de água que nos matou a sede e ajudou a aliviar o cansaço, mas não tivemos direito a mais nada :( nem uma pecinha de fruta.... e quando quisemos ir buscar um copinho do Powerade foi-nos dito que não tínhamos direito :( acho lamentável.... com a nossa grande missão cumprida dentro das nossas possibilidades, fomos a procura do transporte que nos ia levar ao hotel :) era já perto do meio dia e os autocarros iam começar a partir :) apanhamos um que nos levou ao nosso hotel, onde tomamos a nossa banhoca e arrumamos as nossas coisinhas para seguir viagem :)
Estávamos esganados de fome e o Zomato voltou a ser nosso amigo ;) perguntamos-lhe onde poderíamos almoçar e ele indicou-nos o Mercado do Bom Sucesso :) Como adoro marisco, para mim foi fácil escolher! Escolhi a Mariscaria Bom Sucesso! Comi um maravilhoso arroz de marisco!! estava bem recheado de frutinhos do mar :D achei bastante em conta atendendo à quantidade e à qualidade e não paguei nem 9 euros!! ;)
Barriguinhas cheias, corrida feita e um fim de semana a saber a férias......... o que podemos pedir mais!?!?!? :D regressamos calmamente a casa :) O outro par de ovelhas corredoras já não foi capaz de aceitar o desafio de uns petisquinhos na Ericeira, mas eu e a minha lebre ainda fomos :) fechamos o fim de semana com chave de ouro, como assim era exigido!! Fomos à Ericeira à Casa Portuguesa e comemos uns ovinhos mexidos com espargos, pimentos padrão e para rematar um preguinho delicioso em bolo do caco :D mas..... uma refeição destas exigia uma deliciosa sobremesa! e para tal pedi ajuda ao funcionário! Recomendou-me bolo de bolacha com cobertura de chocolate ou cheesecake de limão com base de bolacha Oreo! Aquilo foi musica para os meus ouvidos!! Escolhemos cheesecake de limão com base de bolacha Oreo e estava..... maravilhoso!!!!!!! :D grande fim de semana!!! :D