segunda-feira, 2 de novembro de 2015

200º Aniversário de George Boole

Pois que mais uma vez a minha veia de geek salta ao de cima! Licenciei-me em Informática já vão uns anos e, utilizei exaustivamente uma grande novidade para mim na altura, chamada álgebra de Boole! O Google como "rapaz" atento que é, avisou-me do 200º aniversário do meu velho amigo George Boole!
O meu velho amigo George nasceu a 2 de Novembro de 1815 e foi um matemático inglês autodidata que desenvolveu vários estudos que estão na base da computação moderna. Estes estudos permitiram condensar alguns pensamentos mais complexos em equações simples. A álgebra de boole baseia-se numa teoria matemática que influenciou os sistemas binários utilizados nos circuitos eléctricos e nos computadores e que está na base do próprio motor de busca da Google. Para não me alongar demasiado em teoremas matemáticos complexos, deixo a imagem abaixo que nos vai fazer perceber facilmente cada uma das suas leis e o teorema de DeMorgan.
Com o carinho imenso que ainda hoje nutro por esta algebra, não podia deixar de vos mostrar a implementação em portas lógicas, desta algebra!
Aproveito para deixar uma justa homenagem ao meu professor de Sistemas Digitais, Hélio Franco, que faz alguns anos que partiu e que nos ensinou de forma eximia o que eram estas leis e de como as utilizar ;)

0 comentários:

Enviar um comentário