quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Fim de semana em grande: Parte 1 - Banco Alimentar

O fim de semana prometia ser animado e preenchido ;) foi planeado com alguma antecedência na agenda e, para facilitar contar as aventuras, vou dividir em três partes :)

Todas as campanhas do Banco Alimentar a Fundação PT envia um email para desafiar os colaboradores da PT a serem voluntários :) eu sempre que posso, inscrevo-me logo! Foi o que aconteceu mais esta vez :) andava há anos a desafiar o casal companheiro de ovelhas corredoras porque sempre achei que iam gostar da experiência e desafiei-os novamente este ano ;) mas este ano não lhes dei grandes hipóteses de receber novamente "não" como resposta e inscrevi os três rapidamente ;) uns dias depois de nos ter inscrito fui contactada porque para o turno que escolhi já não havia vaga :( a Sra tentou colocar-nos caso alguém desistisse... mas como era esperado... ninguém desistiu :) "chorei-me" à Sra a dizer que tinha tido muito trabalho a convencer as maganas das ovelhas corredoras... há anos que tentava e tinha conseguido este ano... e agora não havia vaga!!!! A Sra teve uma excelente ideia!! Escreveu para o responsável do Continente do Colombo a pedir que nos aceitasse como voluntários e ele assim fez!!! Fiquei super feliz :D tínhamos vaga para sábado das 11:30 às 13:30!! Combinamos reunir as tropas e rumar ao Colombo ainda com algum tempo de antecedência, para não chegarmos tarde!! Decidimos não deixar o carro no parque pago e por isso procuramos um lugar ali nas redondezas próximas! Tentamos um sitio que não tinha espaço e começamos a descer, onde encontramos um arrumador com um lugarinho para nós! Procuramos uma moedinha para o Sr e fui entregar! Disse o que digo sempre a um arrumador onde deixo o meu carro: "vou ali e já volto, tome bem conta do meu carrinho!!" :) e ao dizer isto ao Sr ele respondeu-me: "fique descansada que estou aqui até às 16:00" e eu respondi: "ahhh! nós voltamos muito antes disso :) somos voluntários para o banco alimentar e voltamos as 13:30"! Aí... o Sr ficou parado a olhar para mim.... depois de se recuperar disse: "agradeço-vos por serem voluntários! nunca deixem de o ser!!" eu sorri para o Sr e agradeci! e ele continuou... mas já não sei repetir as suas palavras.... ele explicou-nos que era grato porque ele e a família recebiam ajuda do Banco Alimentar...! Agradecemos-lhe as palavras!! E seguimos o nosso caminho :) Chegados ao Continente disse para os meus companheiros: "procurem t-shirts azuis turquesa" e de t-shirts azuis turquesa nem sinal! só brancas :) então... perguntei a uma Sra voluntária que prontamente nos indicou o caminho! Chegados procurei pelo Sr Bruno (a pessoa que nos aceitou como voluntários para o Colombo) que nos encaminhou :) Demos o nosso nome, preenchemos uns papeis e foi-nos dada a t-shirt branca de voluntário :) fomos encaminhados pelo Sr Orlando, que nos levou até à nossa box! Missão: aguardar que nos sejam entregues os donativos alimentares :) e encaixa-los bem encaixadinhos de forma a não ficarem buracos entre os sacos e a aproveitar o melhor possível o espaço :) não podíamos ir buscar os bens às caixas, a não ser que assim nos fosse pedido :) estavamos ali os três a observar o fluxo das caixas e dos outros voluntários, sempre a ver quando vinha mais um saquinho na nossa direcção para sorrir e agradecer o donativo. Escusado será dizer que o tempo voou! As pessoas vinham até nós com os sacos, depois vinham umas crianças voluntárias com volumes maiores que já não cabiam na sua box... fizemos uma obra de construção encaixe ali na nossa box :) não havia buraquinhos a desperdiçar espaço!!

Entretanto, ao olhar para o horizonte avistei uma Sra a fazer sinal e a chamar! E eu pensei... "não deve ser para mim :O está aqui tanta gente e a Sra está tão longe...." e a Sra não parava... então decidi aproximar-me e ela gesticulava cada vez mais! A Sra pediu-me ajuda porque o seu turno começava às 12 e já eram 12:20!! Disse-me para empacotarmos tudo, ficarmos com o carrinho e com a moeda e que depois viria ter connosco para vir buscar a moedinha! Perguntei o nome à Sra que me respondeu: "Isabel" :) Empacotamos os bens, distribuímos para a box do lado porque a nossa já estava bem cheia e guardamos a moeda para devolver à Sra :) alegremente agradecemos a sua preciosa colaboração!! O tempo voava e a nossa box estava cada vez mais cheia :) Reparei no entanto, que como em tudo, nem toda a gente deseja participar.... detectei dois casos de pessoas que fizeram as compras e estavam a deixar o saco de papel do Banco Alimentar perdido no carrinho... como estávamos mesmo ao lado dos carrinhos, abordei as pessoas e pedi o favor de me devolverem os sacos :) Em menos de nada a nossa box estava completamente cheia! :) o Sr Orlando trouxe-nos um carrinho para pormos lá dentro o que já estava a saltar fora da box :) as ovelhas corredoras estavam felizes por ajudar! :) Pouco depois, veio a equipa dos transportes rebocar as boxes que já transbordavam e deixaram-nos vazias para voltar a encher ;) pegamos nos bens do carrinho e colocamos na nova box, que ficou logo com o fundo meio cheio :) o tempo voou e estava na hora de ir embora.....! Uma vez que a D. Isabel não apareceu para recolher a sua moedinha, fomos à sua procura ;) demos com ela no outro lado do Continente e ela já nem se lembrava da moedinha :) mas foi devolvida e honrado o compromisso :) Fomos entregar as t-shirts e agradecemos por nos terem recebido como voluntários :) Ainda iríamos voltar.... mas... domingo à noite!! :)

Sábado teve mais animação e domingo de manhã também :) depois de ir de manhã com a minha Mãe e a nossa amiga Sissi à 1ª Grande Caminhada Solidária da JF de Marvila, a minha lebre desafiou-me a levar a minha Mãe e a Sissi ao Banco de Bens Doados, onde ele estava a receber os bens recolhidos nos supermercados :) a minha lebre é voluntário de longa data na equipa dos transportes do Banco Alimentar! Em Junho passado quando lá fui ter com ele fiquei maravilhada com a envergadura de suporte à recolha e separação de alimentos e achei que era giro levar a minha Mãe e a Sissi lá! Olhei para o relógio e ainda tínhamos tempo ;) Chegámos lá e lá estava a minha lebre a descarregar sacos de uma camioneta :) estacionei o bogas e fomos ter com a minha lebre :) ele deu-me uns papeis para as mãos para eu segurar e, eram a lista dos supermercados que estavam a fazer a recolha! Quando chegámos, chegaram duas carrinhas da DHL e uma carrinha conduzida por uma Sra que estava a recolher em dois supermercados! A minha Mãe e a Sissi prontificaram-se para ajudar a descarregar uma das carrinhas :) entretanto chegou mais gente e eu fiz uns tracinhos nos papeis que a minha lebre me deu, para assinalar o que estava a ser entregue e de onde vinha! A Sra precisava de mais sacos, porque as superfícies de onde vinha já não tinham sacos! Entretanto os empilhadores levavam as boxes de pêra rocha cheias de bens para baixo, onde iriam ser separados os bens! Ajudamos a descarregar mais uma ou duas carrinhas que chegaram :)

Entretanto, a minha lebre levou a minha Mãe e a Sissi a uma visita guiada pelo Banco de Bens Doados (BBD)! Era junto da hora de almoço e estava tudo sereno... não se via ninguém :) aquela zona é a das crianças :) os pais deixam os seus filhos e as educadoras do espaço tomam conta das crianças. O Sr António explicou-nos que ali é só crianças para elas estarem à vontade e não serem "atropeladas" por adultos :) quando as recebem enquadram-nas e explicam o que é a fome, entre outras coisas! Estivemos junto ao lanche para as crianças e daí para a frente observamos a linha de separação onde estas irão colocar cada bem que vão buscar às boxes que vêem dos supermercados :) do outro lado está um tapete rolante que se iria encher de adultos que também iriam separar os bens! Cada um apanha apenas o seu tipo de bem! No sitio onde se posicionam existe uma placa que indica qual é o bem a ser separado (esparguete, massa grossa, salsichas, etc). Estes bens vão sendo encaixotados e empilhados para serem todos juntos por tipo e colocado à sua volta aquele plástico transparente que permite toda a mercadoria ficar juntinha :) A minha Mãe ficou fascinada!! Seria impossível não ficar :D Levei as minhas companheiras até casa para almoçar :) e lá ficou a minha lebre a trabalhar no duro!

Tal como prometido à ovelha corredora alentejana, ele veio comigo ao "meu" banco alimentar e eu, iria ao dele ;) A hora combinada com o pessoal da Mind Source era das 20 às 23! Reunimos tropas e rumamos ao nosso destino final deste fim de semana tão animado!! Jumbo do Amoreiras!!! :) Chegamos ao Jumbo e o chefe de equipa era um bem disposto escuteiro! O Tiago! :) lá estava ele de t-shirt azul turquesa ;) como já tínhamos participado este ano no banco alimentar como voluntários, não foi necessário voltar a preencher a papelada! Ele fez-nos as recomendações que já sabíamos, mas avisou-nos ainda que se aparecesse alguém com 500 Euros para dar para o Banco Alimentar e nos pedisse para irmos as compras com a pessoa... para não irmos!! A hora do jantar estava a começar e havia ainda umas caixas abertas :) fiquei com a minha ovelha irmã e a ovelha alentejana ficou com uma colega de trabalho! 99% das pessoas que chegavam às caixas traziam um saquinho com bens para o Banco Alimentar!! :) estávamos entusiasmados!! :) o Tiago levou-nos até aos nossos carrinhos, cujo objectivo era encher o mais rapidamente possível :) Aí aconteceram algumas coisas engraçadas :) um rapaz com uma criança num carrinho dirigiu-se a nós e perguntou se podia entregar ali o bem que tinha comprado no Pingo Doce e, quando regressou o Pingo Doce já estava fechado! Recebemos o seu bem alimentar e dissemos-lhe para ficar descansado que chegaria ao seu destino :) colocamos o saquinho com o artigo do Pingo Doce no meio dos do Jumbo :) Vimos ainda um grupo de estrangeiros que usaram o saco do Banco Alimentar para levar as suas compras! Mas esses foram interceptados e convidados a devolver o saco que era para doar bens a quem necessita! Outro grupo de estrangeiros foi rude e ria a gargalhada por levar as compras nos sacos do Banco Alimentar.... Houve ainda um rapaz que falava pouco português, de cabelo claro que se aproximou de nós e disse que quando se apercebeu que estavam a recolher bens alimentares para quem mais necessitava, que tinha que contribuir! E entregou-nos o seu saquinho que carinhosamente juntamos aos outros :) Houve ainda um caso em que a Sra da caixa me chamou para ajudar! A Sra que queria contribuir para o Banco Alimentar não se estava a sentir bem :( perguntei se ela necessitava que lhe fosse buscar alguma coisa! Ela disse que não e agradeceu! Disse que só precisava que a ajudasse a ensacar os bens que queria dar e assim fiz :) empacotei tudo e agradeci-lhe!! :) O Tiago vinha de vez em quando libertar espaço nos carrinhos que ficavam cheios com relativa rapidez. As caixas iam abrindo e fechando e havia sempre pessoas a dar :) Houve ainda o caso de uma Sra que queria dar 150 Euros em dinheiro e, os voluntários abordados disseram que a Sra não lhes podia dar o dinheiro! Tinha que comprar os bens e a Sra disse que não tinha paciência para ir as compras, mas queria ajudar! Ora então, os voluntários aconselharam a Sra a comprar vales :) e assim fez!!! :) A equipa de voluntarios era gira e divertida e as horas passaram a voar!! Quando demos por nós, faltavam 5 minutos para o Jumbo fechar! Fomos descolando as identificações do Banco Alimentar das paredes e dos carrinhos, encaminhamos-nos para o Tiago, entregamos tudo e ainda, as t-shirts :) a equipa dos transportes já aguardava o material para devolver à base :) Tivemos tempo para uma fotografia de grupo e depois... começamos a despedir-nos uns dos outros :) quando...... apareceu ainda uma ultima pessoa com vontade de ajudar!! Trazia um saquinho!! A ovelha alentejava correu o que pôde atrás da equipa dos transportes para lhes entregar o ultimo donativo deste ano!! Missão cumprida!! :D

A quem ler este artigo, antes de mais, agradeço por tê-lo feito :) Desafio a considerar a hipótese de ser voluntário no Banco Alimentar na próxima campanha!! Há muitas formas de ajudar, basta apenas uma para colaborar :)

0 comentários:

Enviar um comentário