domingo, 20 de dezembro de 2015

1ª Corrida de São Silvestre de Santa Maria Maior

Quando vi no FB o tímido anúncio a esta corrida, tive que obviamente ir a procura de mais informação sobre ela :) esta freguesia é o resultado de uma união de várias freguesias de Lisboa, entre elas a freguesia onde nasci há uns anitos atrás :) sou natural da freguesia de São Cristóvão e São Lourenço que, foi aglomerada na novíssima Santa Maria Maior :) ora então, para mim, é a freguesia onde nasci ;) não sou bairrista, mas achei que deveria participar!! E desafiei a minha lebre que se prontificou a alinhar comigo ;) as minhas outras duas ovelhas corredoras companheiras não nos acompanharam :( a minha ovelha irmã está a poupar o joelho! Ora então, ontem ao final da tarde rumamos os quatro à junta de freguesia de Santa Maria Maior para levantar os dorsais :) lá estava o meu dorsal e a minha tshirt personalizados :D fiquei feliz por ver ali a dizer "Vonita" :D agarramos nos dorsais e tshirts e fomos contentes para casa ;) hoje de manhã, o despertador tocou à hora programada e.... Toca a mexer!! Despachar rapidamente para rumar a Lisboa!!! O tempo estava apertadito, mas chegamos a horas ;) largamos o carro no primeiro lugar que encontramos na rua da Madalena e, tivemos a ideia de dar um passito de corrida até à partida! No largo do Caldas, viramos à esquerda e apresentou-se-nos uma subida imensa!!! Destemidos, começamos a correr pela ladeira a cima, mas rapidamente percebi que a ladeira era muito íngreme e mais longa do que parecia! Aí tive que ir a andar!!! Quando o piso voltou a ficar mais plano, toca a correr! Felizmente desaguamos logo nas Portas do Sol ;) tivemos tempo de respirar fundo e por os dorsais a correr! Ouviu-se logo de seguida o apito da partida!! :) o relógio não começou a contar logo e estava uma descida acentuada logo à frente!! Bora nessa!! O relógio lá começou a contar e eu já ia a tentar não perder a minha lebre de vista :) íamos quase a chegar à Sé e a procurar uma nesga de alcatrão junto aos carris do eléctrico para o piso ser mais "confortável" em passo de corrida ;) rapidamente chegamos ao Martim Moniz! De lá seguimos à Praça D. Pedro IV, onde estava o primeiro abastecimento de água! Aguinha fresquinha da boa ;) daí para a frente a história foi outra!!! :O subimos a Rua do Carmo e a seguir, fomos em direcção ao largo Camões! A subida foi imensa!!!! Dura!!!! Não foi possível fazer toda a correr.... A minha lebre acompanhou-me sempre!! Mesmo quando lhe disse para seguir sem mim, que não aguentava correr mais.... Fui a andar até ao cimo da subida.... Aí estava um Sr. que gritou: "força!! Agora é sempre a descer!!!" E não mais paramos de correr! Viramos à esquerda na Rua Serpa Pinto e era de facto sempre a descer, muito íngreme e em pedra da calçada, desnivelada.... Que desaguou perto do Cais do Sodré! Fomos para a Rua do Arsenal e ao chegar ao Cais do Sodré, voltamos para trás, para a Ribeira das Naus! Sempre a direito e a recuperar fôlego, fomos correndo! A vista para o rio era lindíssima! Uma Sra a nossa frente parou para registar em foto a beleza do quadro que apenas guardo na minha memória :) passamos o Terreiro do Paço e seguimos em direcção a Sta. Apolónia! Ia um Sr connosco que não aguentou mais e virou para a direcção contrária onde já estavam os corredores de regresso em direcção à meta! Um corredor disse-lhe: "assim não vale!!" E o Sr respondeu: "não aguento mais..."! Nós apesar do meu imenso cansaço, desistir nunca foi opção! Custasse o que custasse, era para correr até passar a meta!! O céu estava a ficar mais limpo e já se via mais azul! Que dia lindo!! Surgiu um abastecimento que mais uma vez soube a néctar!! Seguimos em direcção a Santa Apolónia, onde se começou a ouvir uma melodia tocada pelos sinos que julgo que fossem do Panteão Nacional!! Que linda melodia!!! Ao chegar ao Panteão, estava a indicação de regresso! Calculava que a meta fosse no Terreiro do Paço, mas ainda estávamos longe dos 10k... Seguimos à velocidade que as minhas pernas permitiram :) Finalmente entramos no Terreiro do Paço e vejo pessoas a seguirem em frente! Fomos no encalço dessas pessoas :) na Rua Augusta havia um polícia e mandar em direcção ao Terreiro do Paço e lá fomos :) avistamos o corredor da meta! A minha lebre perguntou: "um sprint até à meta??" E eu: "Bora!!!" Demos as mãos e usei o resto das forças que tinha para cruzar a meta!! E cruzamos!!!! Fiquei muito feliiizz!!!
Foi uma corrida dura e de praticamente 8k! Não consegui correr a semana inteira, mas dei o meu melhor :) para a semana há mais treinos ;) e mais oportunidades ;)
Os brindes foram espetaculares e, quando vi um saquinho pequenino com uma medalha lá dentro, fiquei delirante ;) abri o saquinho e pu-la ao pescoço!! Obrigada!! Apesar de ter sido uma corrida dura, adorei!!! Estava super bem organizada!! Dois abastecimentos que souberam super bem!! E brindes girissimos ;) para o ano volto :D

0 comentários:

Enviar um comentário