sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

3ª Edição TRSA - Trai Run Socorro e Archeira 2017

No final do ano passado o Pedro, o meu PT :) sabendo que estou sempre pronta para uma nova aventura, desafiou-nos para um Trail! E.... why not??, pensei eu! :) Soou-me a um bom desafio ;) Inscrevi-me a mim e à minha lebre para o Trail curto da 3ª Edição TRSA - Trai Run Socorro e Archeira 2017 e, às ovelhas corredoras da família, desafiei-os para a caminhada, por causa do joelho da minha companheira gémea!! Ainda deitei a escada ao Finhão para o Trail curto, que ele rapidamente aceitou! Então, estava tudo pronto para esperarmos pelo grande dia!!

Combinamos tudo com as ovelhas corredoras da família e arrancamos com 1,5 graus de temperatura de Mafra, que nem por isso aqueceu até Torres Vedras!! A minha companheira gémea foi andando à frente com a ovelha alentejana para levantar os dorsais e encontramos-nos no Campo Real Golfe & Natureza :) Os campos de golf estavam a ser "penteados" para retirar o gelo da relva. Quando chegamos ao sitio, já lá estava muita gente :) andamos um pouco até encontrar lugar para o bólide :) com o bólide estacionado, fomos ao encontro da minha companheira gémea que tinha todos os dorsais com ela! Trazia ainda umas senhas amarelas para o almoço ;) Ainda caçamos o Finhão pelo caminho e entregamos-lhe o seu dorsal :)

Todos juntos, tirámos as fotos da praxe e fomos-nos alinhar na partida :)

Foi feito um briefing para explicar a sinalização do trail e como interpretar as indicações e, de seguida um aquecimento! Tinha o relógio pronto para o arranque! A partida foi dada momentos depois!

Arrancamos no meio das pessoas, e rapidamente saímos do Campo Real Golfe & Natureza e de estrada passamos para terra batida! Não sabia ao que íamos.... ia apenas atrás das outras pessoas :) começamos a subir uma ladeira e fomos dar a estrada que nos levou ao Campo Real Golfe & Natureza.... :) atravessamos essa estrada e aí sim, estava aí o inicio da aventura :) logo à frente havia muita terra e um desvio à esquerda para a caminhada, que a minha lebre para brincar comigo começou a desviar-se para lá hehe mas o nosso percurso era à direita e foi para lá que fomos :) aí começamos a subir atrás das outras pessoas! havia partes em que só passava uma pessoa de cada vez e tínhamos que aguardar pela nossa vez de passar :) Fomos correndo junto à A8 e depois começamos mesmo a subir! Por terra mais ou menos molhada, lá fomos nós! Demos com a primeira paragem para passar uma pessoa de cada vez.... e quando chegou a nossa vez, lá fomos nós! A subida era cada vez mais íngreme e quando levantei os olhos do chão... vi um carreirinho de roupas coloridas a serpentear o monte!! A meio da subida estava um Sr sentado que lhe perguntei se ele precisava de alguma coisa... e ele disse que tinha com ele tudo o que precisava...! No cimo da subida estava o meu primeiro desafio.... subida íngreme.... na qual eu não podia ficar parada a olhar.... a minha lebre já tinha passado e esticou-me a mão.... eu tive receio.... agarrei-me à mão dele e a umas ervinhas e cheguei finalmente ao topo do primeiro cume! Ali em cima estava um belo moinho :) Estávamos aqui no quarto km! A seguir, enfrentamos uma descida bem íngreme! Aí fizemos duas amizades! Duas moças que a minha lebre ajudou a descer a primeira descida ingreme, a Joana e a Tânia! Elas foram-nos sempre acompanhando, um pouco mais à frente ou mais atrás.... mas não era grande a distancia :) andamos mais uns kms, normalmente a descer e com subidas pouco íngremes até que ao sétimo km torci um pé... e pensei... OMG! nao posso ficar aqui!! rodei o pé varias vezes... e disse para os meus companheiros... "é melhor aproveitar enquanto está quente!!" e assim fiz! Trepamos mais uma subida e fomos dar a um sitio a que chamei quintal :) era um caminho de terra escura e fresca! Pouco depois chegámos a mais um moinho :) aí.... seguimos demasiado em frente e..... fomos dar ao final de uma estrada onde encontramos um grupo de pessoas perdidas do trail..... dos três, fui a ultima a chegar lá a baixo... quando me disseram que não viam fitas laranja há um tempo e que não sabiam para onde era o caminho... agarrei imediatamente no meu telemóvel e fui ao email da organização que tinha um mapa do trail que integrava com o meu Google Maps e, consegui encaminhar as pessoas, inclusive a Joana e a Tânia e, seguimos todos juntos novamente! Aí estávamos já perto do abastecimento! Depois de mais umas subidas e descidas, alcançamos o posto de abastecimento! :) e o primeiro ckeck point! Antes do Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira estava um lindo moinho :) com uns banquinhos e aqui... 11 kms percorridos! :) Havia água, laranjas, marmelada, chocolate, frutos secos....!! Dava vontade de beber 2 litros de água e comer tudo o que conseguisse hehe mas não podia ser :) Os voluntários eram super atenciosos :) comi laranja e bebi um pouco de água que ia cheia de sede e... após pouco mais de 5 minutos de pausa.... estávamos prontos para arrancar! Lá fomos nós de novo! Andamos um pouco por estrada e rapidamente demos com uma seta para um caminho de terra batida! Ao nosso km 15... apareceu um segundo check point e, um fotografo :D e ficou registada a apoximação a mais uma descida ingreme onde foi preciso agarrar a mão da minha lebre e a umas ervinhas :)

Demos os nossos números de dorsal e seguimos as indicações...! Entramos num curso de água seco e em vez de água, tinha areia grossa...

fomos seguindo curso de água a cima e foi aparecendo água! primeiro pouca e depois.... em quantidades consideráveis!! A minha lebre ia andando à frente a desbravar caminho e para me dar confiança em como podia avançar sem problemas :) e assim fomos subindo os quase 500 metros deste percurso.... estávamos os dois secos :) íamos de pedra em pedra... :) mas.... a minha lebre ao virar-se para trás para olhar para mim, caiu de uma pedra alta para outra mais abaixo.... caramba! apanhei cá um susto!! ao vê-lo cair não deu para pensar em muito! O meu impulso foi por um dos pés da água para o segurar para ele não cair à água!!!.... a minha lebre conseguiu por-se de novo de pé.... e mais ou menos recuperados do susto.... íamos com ainda mais cuidado de pedra em pedra....! Quando chegamos ao topo do rio estava o Finhão à nossa espera! Entretanto, a Joana e a Tânia também apareceram ao pé de nós! Todos juntos, seguimos caminho e trepamos mais umas "paredes" :) Ao km 16, subimos novamente um pouco mais do que era necessário e voltamos para trás onde avisamos as nossas companheiras que tinha que haver uma seta ao pé delas :) e lá fomos! :) Ao nosso km 17, alcançámos o Forte da Archeira e o seu marco geodésico!! Aqui tínhamos um novo desafio grande............ uma descida que ao olhar a minha lebre me disse: "é desafiante..."! As nossas companheiras já lá estavam e após fazer algumas contas de cabeça de como descer.... lá fomos! Não havia ervinhas nem plantinhas.... só equilíbrio e pés.... havia muita terra solta.... e os pés derrapavam mas lá fomos!.... aí o perdemos o Finhão de vista.... decidiu ir sozinho :) e lá foi! :) Ao chegamos lá a baixo.... sãos e salvos, havia uma separação entre os dois trails :) e lá fomos nós à direita para o nosso trail curto :)

Avançamos e fomos com as duas companheiras e atravessamos uns eucaliptos e no final do caminho, havia uma pequena aldeia, onde nos separamos das nossas companheiras.... aldeia a dentro e mais umas subidas.... passamos por baixo da A8 e entramos numa "nova dimensão"... um caminho tipo árido... por meio de eucaliptos... trepamos mais um pouco e fomos dar a um caminho bonito ladeado de mais eucaliptos! O caminho tinha muitas pedras... e era difícil... mas lá fomos!! :) Já era o nosso 20º km! E não havia de faltar muito para chegarmos!... No final deste caminho de eucaliptos, atravessamos novamente uma aldeia e quase no final da aldeia encontramos um atleta que vinha do trail longo :) metemos conversa com ele, mas ele vinha muito zangado.... e deixa-mo-o seguir o seu caminho! E nós, um pouco mais à frente, encontramos uma seta para baixo em direcção a um ribeiro.... e....... lá fomos nós! Tentamos ir de pedra em pedra... mas.... quase não havia pedras.... havia muitas canas soltas..... e....... pronto... veio uma avalanche de gente mal humorada a ir pelo meio do ribeiro e a reclamar... e com eles vinham as nossas companheiras.... confesso que estava reticente em por os pés na água... a Tania arriscou e disse: "cuidado! aqui é fundo!" e a minha lebre olhou para mim.... eu para ele... e ele diz: "bora?!"... eu encolhi os ombros e respondi: "bora...!" e lá fomos nós.... pés na água gelada até aos joelhos..... pedras e terra nos ténis..... e pronto.... não havia nada a fazer.... não havia alternativa.... lá fomos nós e desta forma chegamos ao final do ribeiro bem mais depressa.... :) Ao chegar a terra firme... era um lamaçal terrivel LOL eu so dizia: "xlhop xlhop xlhop xlhop" HAHAH e pronto.... passamos ao lado de uma vinha, e começamos a ter esperança de estar a chegar!! Sentia os pés escaldados como se tivesse estado horas de sapatos de salto alto!!!.... estamos sozinhos de novo..... e lá fomos nós! Já tinha pouca força e pouca vontade de correr........ em descidas lá íamos nós! Quando avistamos cá do cimo a meta, já só paramos nela :D à nossa espera estava o Finhão para registar para a posterioridade o nosso feito :D

Ao dar o numero de dorsal, foi-nos oferecido um maravilhoso pastel de feijão e uma medalha que teve um gosto bem especial!!! :D

Entretanto, faltavam as nossas duas companheiras!!! Sentei-me numa cadeira que estava lá logo a seguir à meta e uns minutos depois a minha lebre avistou-as!! E nós fizemos a festa!! Desatamos aos gritos por elas e a bater palmas :D E, todos juntos tiramos umas fotos para mais tarde recordar e, fomos em busca do nosso almoço :D Um delicioso e bem quente caldo verde, para aquecer a alma, uma vez que os pés ensopados nos gelavam... comemos ainda laranja, banana e, houve quem comesse batatas fritas :D mais uma vez os voluntários foram maravilhosos :) De caldo verde na mão, sentamos-nos numas escadas para descansar um pouco e então deitei a mão ao meu telemóvel! Tinha uma mensagem da minha companheira gémea a dizer que nos tinham visto da auto-estrada!!! na descida do km 18!! Eles reconheceram-nos por causa do meu boné da sorte e do meu corta-vento amarelo e pela camisola azul da minha lebre!! E eu corri a dar-lhe noticias!!! A dizer que tínhamos finalmente terminado e que estávamos bem!! A minha ovelha gémea e a ovelha alentejana tinham terminado há horas a sua caminhada! Estavam em casa a descansar da dureza do percurso!! O joelho da minha companheira estava aos gritos e até a iliotibial da ovelha alentejana se tinha lembrado de aparecer sem ser convidada....

Verdade seja dita.... Adorei ter feito este trail!!! Foi ultra difícil e com situações de grande stress.... mas.... valeu a pena!! valeu a pena cada km percorrido!! Penso que por me ter conseguido desafiar mesmo quando a situação era de tensão interna.... mudou alguma coisa cá dentro....

0 comentários:

Enviar um comentário