terça-feira, 15 de novembro de 2016

Web Summit 2016

Há um ano que a minha lebre chegou a casa a dizer que queria ir ao Web Summit! Que devia ser um sitio brutal para irmos!!! E desde esse dia foi uma ansiedade danada até os bilhetes saírem para a rua para serem adquiridos! :) Poucos dias depois, consegui o meu bilhete gratuitamente via uma campanha que o Web Summit fez para atrair as mulheres às tecnologias chamado: Woman in Tech! Então na longínqua noite de dia 16 de Novembro de 2015 garanti a minha entrada para os três dias de Web Summit em 2016!!! :D A minha lebre teve que esperar ainda uns dias até que pudesse comprar dois bilhetes pelo preço de um! Chegado o dia de comprar os bilhetes, os dois estávamos de guarda no site para assim que chegasse a hora em que os bilhetes seriam postos à venda, pudéssemos comprar o bilhete antes do site ir a baixo! A minha lebre conseguiuuu finalmente o dele!! Foi a alegria total :D E daí para a frente, foi esperar pelo dia!

Dia de Abertura

O dia chegou e fomos bem cedinho levantar as nossas badges de acesso ao GRANDE evento :)
No final do dia só pude assistir à cerimónia de abertura via Facebook! Com muita pena minha! Mas fiquei desejosa do dia seguinte!! :)

Dia 1

No primeiro dia, estive parte do dia nas conferencias do SaaS Monster e foram abordados alguns temas que considero extremamente interessantes como por exemplo, o avanço da medicina a par com a tecnologia! e de que forma o principio dos pilotos automáticos da aviação pode ajudar na medicina! No final foi mostrada uma imagem de uma unidade neo-natal do futuro e como é que os dados de um recém-nascido são lidos e apresentados aos médicos.
Vi ainda uma conferencia sobre VMWare! Onde se abordou a realidade dos projectos internos passarem a crescer para fora da infra-estrutura interna! E onde antes se via um cloud provider estratégico passamos a ver agora múltiplos cloud providers associados a projectos diferentes dentro da mesma empresa! Torna-se assim um desafio para os CIO's e para as empresas em geral, gerir a segurança de informação e as operações, processos e custos numa realidade tão dispersa e externalizada.
Vi ainda uma conferencia interessantíssima chamada The benefits of technology are worth sacrificing our privacy for. Tínhamos dois interlocutores interessantes! Salil Shetty (Secretary General, Amnesty International) e Robert Scoble (Media, Scobleizer) com o moderador Kurt Wagner (Senior Editor, Recode). A conferencia, que foi um debate começa com o moderador a perguntar: "Quem da plateia não está disposto a sacrificar a sua privacidade em detrimento da evolução tecnológica?". A maior parte da plateia não estava de facto disposta a sacrificar a sua privacidade! Em cima do palco podíamos ver que o orador Robert Scoble se apresentava com uns óculos de realidade virtual e podíamos perceber que tínhamos ali um defensor do progresso tecnológico sacrificando a privacidade.

Dia 2

O segundo dia de conferencias foi brutal para mim!! Adoro carros e tecnologia!
Comecei por ouvir o Global President da Cadillac! E deliciei-me! A Cadillac já está a trabalhar em veículos autónomos e implementou-lhes um sistema de avisos ao condutor para este, apesar de estar a sem conduzido, ir com atenção :) em ultimo reduto se o condutor não responder aos avisos da viatura... ela mesma encontra um sitio seguro para encostar e ligar para o call center da Cadillac a reportar a situação! Há ainda uma outra característica que achei interessante! Os veículos comunicam entre si para saber onde estão! Fantástico!
Ainda vi uma conferencia sobre drones! E as suas vantagens para a área de exploração de minérios onde passa a ser possível medir as extracções diárias e investigação de novos sítios para explorar. Têm ainda imensa vantagens para a área seguradora para avaliação de estragos... nunca tinha pensado nisto! As vantagens dos drones são a recolha de video, dados e ser muito mais seguro que o ser humano ir a determinados sitios para ver. O Jonathan Downey (Founder & CEO, Airware) acredita que em 10 anos o uso dos drones estará vulgarizado :)
A conferencia seguinte foi para mim uma das duas melhores!! Ivan Poupyrev (Technical Project Lead, Google ATAP). Abordou dois projectos: o Soli e o Jacquard! O Soli é um projecto em que os gestos dos dedos controlam todos os dispositivos via um dispositivo por radar e os touchscreen deixam assim de ser necessários! Todos os dispositivos passarão a ser computadores! Foi inclusive mostrada uma coluna de som, sem botões ou touchscreen e apenas com o movimento dos dedos era possível regular o volume ou mudar de musica!! O projecto Jacquard fascinou-me!! Trata-se da criação de tecidos interactivos para desta forma conectar a roupa aos smartphones! E o que se pretende também é apetrechar as empresas com vestuário com inteligência! Acho irresistível! Fica aqui o link para o Projecto Soli e para o Projecto Jacquard :)
O dia ia super empolgante! A seguir voltamos à realidade dos carros autónomos com o Andrew Pinnington (CEO, Hailo/mytaxi) e com o Simon Sproule (Chief Marketing Officer, Aston Martin) e... falaram de que os mais jovens num futuro (quem sabe próximo) não necessitará de tirar a carta graças aos carros autónomos.... por outro lado os carros autónomos podem não ser adequados para todas as zonas geográficas e nem para todo o tipo de pessoas... e pode ainda dar-se o caso de continuar a existir pessoas que adorem e valorizem conduzir as suas próprias viaturas! Levantou-se ainda a pergunta... como será dada manutenção às viaturas autónomas? Quão rapidamente se implementarão os carros autónomos? As pessoas continuam, nos dias que correm, a preferir ter viatura própria e há sectores da industria automóvel que continuam a crescer que nem "loucos". Por outro lado não se pode ignorar que os carros autónomos sem factor humano, fará o transito das cidades fluir muito melhor...
A conferencia Empowering your workforce abordou factores de sucesso que foram eles: reuniões rápidas, sem powerpoints e descontraídas, muitas vezes em pé para serem rápidas! A flexibilidade de trabalhar a partir de casa foi outro dos factores abordados, pois os funcionários têm portáteis e smartphones e estão sempre disponíveis - desta forma acreditam que haja mais confiança no trabalho e mais tempo para a família. Por outro lado, quem trabalha remotamente deverá ter em casa um espaço próprio para esse fim e não no sofá da sala ou na mesa da cozinha, para associar que aquele é o seu local de trabalho. Esta conferencia acabou com a pergunta: "como contratar mais mulheres para as areas de tecnologia?" E o orador respondeu: "vejam o site http://www.hiremorewomenintech.com/".
Vamos lá a mais uma conferencia! Hardware that delivers: as linhas de produção já estão super automatizadas, mas os serviços de entrega não! É necessário conseguir um serviço de entregas mais simples e mais rápido no e-commerce. O objectivo é criar robots mais eficientes, mais rápidos e mais baratos acredita o orador Ahti Heinla (Co-Founder, Starship Technologies). Acredita ainda que são necessários warehouses e camiões roboticos e que serão o futuro do e-commerce e da logística.
Na conferencia Making our devices as intelligent as possible foi abordado um novo conceito em que o WiFi faz body reflex e desta forma podemos saber quem está do outro lado da porta! Por outro lado, para a Google, que já tem carros autónomos há mais de tres anos, acredita que os self driving cars nas mãos das pessoas provoca mortes e que tem que se pensar muito bem como regular, os seguros e criar standards. Se olharmos ao caso dos aviões, eles são 99% do tempo self driving e quando há acidentes é por erro humano. Foi dado um exemplo que achei maravilhoso! Estou a circular numa estrada com semáforos e cai o sinal vermelho. Sou o décimo carro da fila para arrancar ao verde. Quando o verde acender, tenho que esperar que os nove condutores à minha frente reajam e arranquem e só depois poderei fazê-lo! E é aqui que os carros autónomos vêm dar uma vez mais o seu contributo na gestão de tráfego... eles arrancariam todos ao mesmo tempo assim que o verde acendesse. Acredita-se ainda que serão necessárias firewalls para garantir a segurança destes veículos!
E a ultima deste dia: What AI can do for you! Desta conferencia retive estas duas ideias: em Israel é utilizada Inteligência Artificial para medir a produção de leite e, com esta ajuda, produzem 4x mais leite que a Nova Zelândia! A outra ideia foi que com a Inteligência Artificial se consegue medir em tempo real a atenção das crianças numa sala de aula e adaptar os conteúdos em tempo real! Torna ainda possível medir as suas emoções!

Dia 3

O ultimo dia foi aberto com chave de ouro! Com a conferencia Afraid to fail because of other people's opinions? dada por Gary Vaynerchuk (Founder & CEO, VaynerMedia). Esta foi a outra melhor conferencia de todas!! BRUTAL!! Primeira lição: quem é entrepreneur não pode ter medo e tem que ter self awareness!!! Foram abordados outros temas como por exemplo a disponibilidade para falar ao telefone! É incrível o numero de pessoas que fica FULA quando o telefone toca! Já existem muitos meios alternativos à chamada telefónica que respeita o tempo de todos! Uma pessoa recebe um sms e responde quando lhe é oportuno! Quando uma pessoa está a ver televisão (na modalidade de programas passados) toda a gente poe os comerciais para a frente! O Gary considera que o telemóvel é a nova TV e a TV é o novo rádio. É importantíssimo dar atenção aos conteúdos publicados na Internet. CRIAR é a chave do sucesso! E o mercado = arte + matemática ;) Ele considera que é a melhor era de sempre para ser entrepreneur!! Uma outra coisa que ele disse que eu amei foi: "nós Geeks, há 20 anos éramos olhados de lado... hoje... Somos ROCK STARS!!! E para terminar.... STOP COMPLAINING! NOBODY GIVES A SHIT!!
Depois de almoço, mais uma sessão sobre veículos autónomos! Pela voz de Raj Rajkumar, Co-Director, GM-Carnegie Mellon Autonomous Driving Lab! :) Este orador defende que as cidades ficarão mais inteligentes e irá existir uma maior conectividade. Na verdade, este tipo de veículos ainda não esta suficientemente evoluído para retirar o ser humano da equação. Foi falado ainda na tecnologia (hardware) câmaras, radares e light dars... O hardware está bastante avançado, no entanto o software não... Os fabricantes de automóveis e as gigantes tecnológicas têm que se unir para desenvolver este tipo de veículos! Por exemplo, a GM e a Ford estão a usar software Google. Existem ainda enormes desafios sociológicos para ultrapassar: acidentes, pessoas morrerem nesses acidentes e desafios ao nível dos seguros.
A conferencia Wearable's next top model teve como oradores Corinne Vigreux, Co-Founder, TomTom e Mike Lee, Chief Digital Officer, Under Armour. Aqui percebemos que os wearables nos ajudarão a viver mais e mais saudaveis e que a tecnologia nos ajudará. Serve também para ver os objectivos alcançados e pensar: "Uau! Nunca pensei que era capaz e afinal sou!". É muito importante para motivar as pessoas. E desta forma encontrar motivação para fazer mais. O objectivo é tornar os wearables tao uteis que se o cliente se esquecer dele em casa, voltará atras para o ir buscar. Os wearables sao data colectors e a Tom Tom e a Under Armor estão a estudar essa informação e a tentar perceber novas formas de usar esses dados. Dar sentido aos dados é um desafio! Não se trata de bites e bytes, mas de pessoas! Apesar da privacidade dos dados ser respeitada, comparar a nossa informação com pessoas identicas a nós da-nos motivação. As pessoas devem sentir-se bem e não culpadas :) Será ainda possivel relacionar a metrologia com os dados de saude para prever ataques de asma. Escolher o que comer.
A conferencia Does fitness data make the average person healthier? trouxe mais uns pontos de vista interessantes :) o Dr. Kyu Rhee, Chief Health Officer, IBM explicou que ao ter acesso aos dados das pessoas, percebe os seus comportamentos e que o sistema que contem os dados traduz os dados em informação. O objectivo é levar as pessoas a mudar os seus comportamentos. O Dr. Kyu contou que motiva o seu pai dando nudges atraves da fitbit! Ou com os dados partilhados via aplicação, ele pode perguntar ao pai se se sente bem!
A conferencia Are wearables helping our health? mostra-nos que definitivamente o objectivo é tornar este tipo de wearables indispensavel e que as pessoas deverão usar o dia todo. Pretende-se que meça o nível de açúcar no sangue, tensão... e deverá ser invisível e auto-carregar-se!A tecnologia médica deverá estar ao alcance de todos, para desta forma simplificar o acesso à saúde. Alerta e encoraja a mudar o tipo de actividade para que sejamos mais fit e mais saudáveis. Desta forma pretende-se parar de tratar doenças e passar a evita-las!!

Adorei as conferencias a que assisti!!! Muito mais havia a colocar sobre cada uma das conferencias a que assistiii, mas nunca mais terminaria o meu artigo :) Uma coisa é certa, já comprei o bilhete para o Web Summit 2017 :D oh yeeeaahh :D

0 comentários:

Enviar um comentário