sábado, 13 de outubro de 2018

Voluntariado no Iron Man 70.3

Já vão uns meses que achei que ser voluntaria no Iron Man poderia ser uma experiência épica e enriquecedora... então inscrevi-me no site do voluntariado do Iron Man :) levei algum tempo a ser contactada, mas fui aceite!! :D Foi feita uma reuniao à qual não pude ir :( escrevi para eles a informar que nao podia ir à reunião, mas que a minha disponibilidade era total para o grande dia!!

Nos dias antes vi um post da Iron Me onde dizia que iam cantar o Hino Nacional às 7:23! E meti na cabeça que estaria na Baía de Cascais para assistir a esse momento único!

Então, chegou o dia, pus o despertador para bem cedo! E, saí de casa era ainda bem de noite!! Vi o nascer do dia já na estrada! Lá fui de Mafra até Cascais, tal como o GPS me mandou e, antes das 07:15 eu já tinha o meu bólide estacionado no Mercado de Cascais! Tinha sacado a aplicação para o parquímetro e ao estacionar vi um Sr a quem perguntei se o parquímetro era pago e ele disse que sim! Saí do carro para ver o numero do parquímetro e, há um rapaz que me pergunta a mim se se pagava parquímetro :) meti conversa com o rapaz enquanto punha a aplicação a contar o parque ;) percebi que ele não sabia bem onde era a Baía de Cascais e fui com ele até lá! Chegando lá, cada um seguiu o seu caminho :D E não é que entretanto.... começa o Hino a tocar? Não tive reacção para começar a filmar logo.... o som que saía das colunas de som era verdadeiramente fantástico... épico até! Eu não percebo nada de musica, mas a Sra era uma tenor incrível!!! Fiquei toda arrepiada!!!

Quando o Hino terminou, consegui chegar perto do areal onde vi uma imensidão de atletas com toucas de várias cores! Comecei a olhar para o mar.... e comecei a sentir-me mesmo muito nervosa!! Tal como se fosse eu que tivesse que me mandar àquela água gelada...

Deram a partida dos homens profissionais e o meu coração batia tão rápido!! Pareciam peixinhos no mar!!! Depois foi a vez das mulheres!!! Que nervos!!!! E lá foram elas!!! E depois começaram as vagas dos atletas de touca laranja :D os atletas nao profissionais! Confesso que não fui capaz de continuar a ve-los partir! Os meus nervos eram imensos!!! Então, comecei a caminhar para o Ponto de Encontro dos voluntários onde tinha a Ganda Sissas à minha espera!!!

Pus no GPS o ponto de encontro e em 6 minutos cheguei lá! Lá estava a minha companheira à minha espera :D Fiz check in e, deram-me um saquinho com um boné e umas águas e um outro saquinho de papel do LIDL com o farnel lá dentro! Ainda faltavam uns minutos para a hora combinada e arrumei rapidamente todas as coisas dentro da minha mochila :)

Chegou uma moça ao pé de nós com uma lista da mão e disse: "o nome nome é Liliana e eu sou a vossa responsável" :) ora bem! Siga! A Liliana juntou os voluntários que, connosco iam estar no abastecimento 1 da corrida! Seguimos todos juntos e de tshirts amarelas pelas ruas de Cascais, até alcançar o nosso poiso! Quase a chegar ao nosso poiso, não conseguimos passar!! Ainda estavam a sair bravos atletas de dentro de água! Então, pousei a mochila no muro e comecei a contemplar o percurso.... a bravura dos atletas.... pareciam pequenos peixes no mar... que grande distancia!! Estava a torcer por cada um!! Quem sabe... um dia eu chego la <3 Esperámos com paciência por podemos atravessar as baias para chegar ao camião do LIDL que estava do outro lado!

Já vinham poucos atletas e bem espaçados e nós passámos sem perturbar quem estava a dar o seu melhor!!! Lá fomos nós! Apresentaram-nos outra pessoa que também era responsável :) ela deu-nos umas linhas orientadoras! Eu escolhi ficar com as águas! Havia também géis e frutas :) mas a dinâmica das aguas é-me familiar :D a Sra disse para entregarmos as garrafas em mão porque senão, com a velocidade a que os atletas vinham, mandavam as águas todas ao chão :) um Sr sugeriu (e muito bem!) recolhermos as tampinhas :) e assim fizemos! Eu tive um sentimento misto em relação a dar as águas já destapadas.... e houve inclusive quem pedisse garrafas fechadas :)

Vamos lá então à acção! Depois deste breefing, o Sr do camião do LIDL abriu a porta e foi só descarregar águas, frutas, frutos secos, garrafões de bebida energética e géis!! Fomos trazendo as coisas e começando a por junto de cada estação :) Havia umas placas, tipo bandeirolas a dizer "Water", "GEL", "Fruit" e "WC" eheh Comecei a por as garrafas de água no primeiro posto de abastecimento! Depois vieram umas caixas com gel, ajudei a abrir as caixas e a espalhar os géis em cima da mesa... depois havia um casal a encher copos com bebida energética ;) estive um pouco com eles e segui a ver o que era preciso quando avisto a Sissas ao fundo nas águas!! Num novo posto de abastecimento!! E foi ali que fiquei!! :D Havia umas meninas do LIDL que estavam a distribuir frutos secos em saquinhos de papel e nós aceitamos de boa vontade :D fomos abrindo as garrafinhas e guardando as tampinhas :D foram-nos dada luvas descartáveis para fazer este trabalho :D ali no nosso posto era tudo organizado e limpo :D

Juntou-se a nós uma moça da Letónia :D a Maria :D que estava ali porque uma amiga ia fazer sozinha o Meio Iron Man e ela queria muito vê-la e apoia-la!

Já com a mesa cheia de garrafas à espera do primeiro bravo atleta, começamos a receber indicação que o primeiro atleta chegaria ali ao pé de nós perto das 10:00! Só para vos situar... a partida da agua foi dada às 07:30... aqui foram feitos 1.900 metros a nadar e depois, despido o fato de natação, agarraram na bike e fizeram 90 kms! Ou seja... em duas horas e meia, o primeiro atleta ja tinha despachado estes dois segmentos, tendo agora pela frente Meia Maratona!!!

Quando começámos a ver os atletas a vir ficamos super contentes!! Eles vinham tão ligeirinhos!! Com uma passada incrivelmente grande!! Quase nem tocavam o chão! Os primeiros não quiseram quase águas do nosso posto de abastecimento! Mas nós continuávamos ali prontas!! :D com o passar do tempo, a temperatura subiu muito e, os atletas vinham muito juntos e quase não havia mãos a medir! Mas nao deixámos ninguém à sede!!

Perto do meio dia foi o nosso pico!! A Ganda Sissas e a Maria destapavam mais garrafas, enquanto eu e mais duas voluntárias dávamos água a quem passava e esticava a mão :D Cada atleta tinha no dorsal a bandeira do seu país :D e felizmente conheço bem algumas :D aos nossos atletas, eu dizia: "bora!!! Está quase!!", aos ingleses dizia o nome e dizia: "You are doing well!!" e eles agradeciam!! Se via um nuestro hermano, dizia o que eles me dizem sempre quando vou à terra deles: "Animo! Animo!" e eles agradeciam!! Incrível!!! :D Como tinha as mãos ocupadas, nao conseguia bater palmas! Mas fartei-me de chamar por nomes :D

Pouco depois do meio dia, a nossa responsável Liliana veio dizer para nos irmos revezando, mas para comermos!!! E nós assim o fizemos! Eu comi depois porque só tinha sede :) estava tão absorta pela minha tarefa que eu só queria dar as águas!! :D Incrível ver aquela imensidão de pessoas!!! Todos tinham que passar por nós duas vezes!!!

Todos os atletas que via com o dorsal para trás gritava para porem o dorsal para a frente!! Fosse lá qual fosse o país deles, gritava em inglês!! Uma vez que no triatlo, o dorsal durante a etapa da corrida tem que estar para a frente, sob pena de penalização.

Vi tanta coisa.... passou por mim tanta gente.... mas três ou quatro pessoas marcaram-me... um inglês, por volta do meio dia, passou por mim a coxear, sem conseguir pousar o pé direito no chão.... perguntei se ele precisava de assistência médica mas ele não quis e seguiu caminho.... o meu coração ficou apertado...... ele tinha meia maratona pela frente........ Passou um rapaz do triatlo do colégio Vasco da Gama e, agachou-se atrás da nossa mesa das águas! Fui até ele e perguntei se ele estava bem!! Ele disse que estava muito aflito com cãibras!! Eu perguntei-lhe se ele nao queria bananas da banca anterior!! Que iam ajuda-lo de certeza!!!! Ele olhou para mim, levantou-se e agradeceu!! Foi à banca anterior, agarrou num pedaço de banana e seguiu caminho! Nunca mais o vi!! :D

A minha companheira Sissas teve que ir à sua vida e eu estava decidida a ficar até ao final! Entretanto, passou por mim o inglês!!!! Fiquei louca quando o vi!!! Bati-lhe palmas!!!! E já ia com o pé direito um pouco mais no chão!! Ele fez meia maratona a caminhar!!!!! Mas nao desistiu!!!!!!

Nos últimos eu via grande coragem!! Bati tantas palmas a eles!!! Chamei por eles!!! Pelos nomes!!! Eles foram incríveis!! Ainda sorriam para nós!!!! Entretanto apareceu uma rapariga portuguesa chamada Inês e eu disse-lhe: "vamos! que isto está no fim!!" e ela respondeu-me: "ainda falta uma volta!!" e eu disse: "boraaaa!!" :D e ali ficámos a espera que ela regressasse :D uma outra voluntária estava a dizer que ela disse que nem que fosse a ultima a acabar :D que ela ia acabar eu nao tinha dúvidas!! Tantas outras pessoas passaram!! Nós já tínhamos poucas águas e os novos voluntários que se juntaram ao grupo estavam a dar águas a quem passava e já tinha terminado :) não imaginam as salvas de palmas que recebemos! Os atletas estavam genuinamente agradecidos! Disseram que fomos incríveis!!! :D

Muitos passaram! Matámos a sede a muitas pessoas!! :D outros que nao beberam a água, refrescaram-se com ela tomando banho hehe Mas a tarde estava a chegar ao final! E quando demos por nós.... faltava apenas uma única pessoa! Uma mulher portuguesa!!! Os team leaders começaram a dizer aos voluntários para quando a atleta passasse, seguirmos atrás dela a correr e a apoiar até à meta!!! Passado pouco tempo lá vinha ela!!! A correr devagarinho!!! Eu estava no meio da estrada com os outros voluntarios a bater palmas!! A dizer que estava mesmo quaaase!!! A atleta chama-se Paula :D Grande mulher!! Imenso respeito!!! :D Ela foi lá acima dar a volta e quando passou por nós, lá fomos todos atrás dela :D a correr, a bater palmas, a gritar!!!!!

Seguimos com ela até à meta!! E todos juntos cruzámos a meta com a Paula!!!! :D que emoção!!!!! Verdadeiramente incrível o espírito que se viveu nesta prova!!! Disseram que faltavam apenas 4 minutos para o tempo limite e a Paula conseguiu!! Com sucesso terminar o seu Iron Man Cascais 70.3!!! Que emoção!!! Incrível!!! Ainda agora me faltam as palavras!!!

Sempre disse que quando nao pudesse correr, seria voluntaria nas corridas! Hoje nao consigo fazer Meio Iron Man sozinha, mas ter sido voluntaria nesta prova ensinou-me muito! Mostrou-me uma vez mais de que o ser humano tem um potencial ilimitado desde que se proponha....! E que conseguimos TUDO o que desejarmos!!

0 comentários:

Enviar um comentário