terça-feira, 5 de junho de 2018

Triatlo de Oeiras 2018

O dia desta épica aventura finalmente chegou e, o meu nervosismo era imenso! Tinha-me lesionado na sexta-feira da semana anterior e, a minha massagista operou um verdadeiro milagre na minha pata de ganso! Andei com bandas de kinesio, emplastros e a fazer exercícios específicos de recuperação que o meu terapeuta me recomendou, a semana inteira.... e ali estava eu.... ia enfrentar o mar, um dos meus grandes medos e a bike... viatura na qual não me consigo orientar lá muito bem :D A minha lebre apoiou-me no embarque desta ideia louca desde o primeiro momento e como nao podia deixar de ser, lá foi ele comigo :D e a ganda Sissas, que inicialmente tinha embarcado comigo para fazermos isto por estafetas e... a meio do caminho decidimos que ambas faríamos a prova inteira!! :D

Fui cedinho com a minha lebre buscar a ganda Sissas para juntos rumarmos à praia da Torre para apreciar as vistas! :) Andámos a ver as transições da bike para a corrida e depois fomos para a zona da meta onde vimos muitos atletas chegar :) às 11:00 começamos a ir para o carro buscar as nossas bikes, para fazer check in no parque de transição :) e, quando chegámos à zona de check in, munidas dos sacos do material e das bikes, havia uma filazinha :) mas aguardamos animadas na fila com a companhia bem disposta da minha lebre :) que nos tirou umas fotos para a posterioridade ;)

A minha lebre acompanhou-nos até à entrada do check in, sitio onde era preciso ter o capacete na cabeça e a bike pela mão :) aí verificaram o correcto funcionamento dos nossos chips que já estavam nos nossos tornozelos :) o meu estava em ordem :) mas o da Sissas estava trocado... então corrigiram na hora o nome do proprietário do chip! Fui andando devagarinho para não fazer fila e para escolher o sitio para as nossas bikes, enquanto esperava pela Sissas :) vi uma zona que não tinha bikes e pendurei a minha! A Sissas veio logo a seguir ;) a minha lebre estava o mais junto possível de nós, do lado de fora do parque de transição e a registar para a posterioridade este grandioso momento :D arrumámos no cestinho as coisas pela ordem que íamos necessitar para ser mais rápida a transição :) e entretanto, a minha lebre arranjou uma mnemónica para na transição da água para a bike para não nos esquecermos de nada :D

Às 12:10 fomos para a praia ver o arranque os homens e depois as mulheres no segmento que nos faltava ver! A natação! E como é que se fazia a transição da natação para a bike!! Vimos tudo o que pudemos da melhor forma que pudemos e... a nossa hora estava a chegar!! Começamos a vestir os fatos de natação :) a minha lebre ajudou-me com as pregas do fato, puxando e soprando para dentro dele hehe eu parecia um peixe-balão quando ele soprava :D mas as pregas desapareciam todas hehe depois de muita luta, lá fiquei bem vestida :D e.... estava na hora de me separar na minha lebre e trilhar um novo caminho! A minha lebre só me disse: "vai nadar antes de partir!!", abracei-o com força e... segui com a ganda Sissas para a beira-mar! Da beira mar avistámos a minha lebre lá em cima!!! Começamos a dizer adeus!! :D e ele acabou por nos ver no meio da multidão :) Mandei-me à água como a minha lebre me disse! Mandei umas braçadas para a frente e outras para trás... Senti a água fresca a entrar pelo fato, mas sem me fazer tanta confusão como da primeira vez que isso aconteceu :) Decidi sair da água e a Sissas acompanhou-me e ao sair da água, tive uma super agradável surpresa!!! Havia mais uma pessoa a juntar-se a nós para nos apoiar!! A nossa Cláudia :D levou a Vivi e foi a nossa repórter junto à água e, mais tarde juntar-se-ia à minha lebre para juntos nos apoiarem e fazerem a festa connosco :D tínhamos uma claque espetacular!! :D

O tempo voou e estava quaaase na hora da partida!! Fui com a ganda Sissas para a zona da partida! Posicionei-me cá atrás e, dado o tiro da partida, corremos para o mar! Só pensei: "Deus me ajudeee!!" e olha... lá fui eu! Nunca mais tive noção de onde estava a Sissas! Fui nadando de frente, mas estava a ser muito difícil para mim e virei-me de costas! Precisava alcançar a primeira bóia! O mar estava calmo! Os óculos começaram a embaciar e tive que os tirar.... ia virando de frente para ver as pessoas e as distancias e fui seguindo! Até à primeira bóia, na minha cabeça foi rápido!.... dei a curva para a recta a caminho da segunda bóia e estava a sentir-me cansada.... engoli um pirolito sem me atrapalhar muito! Ninguém me tocou e a meio caminho para a segunda bóia um pensamento atravessou a minha mente: "o que raio estou eu a fazer aqui??" ia cansada e o sol estava muito forte.... em fracções de segundos pensei: "Ivone! Aqui e agora!!! Tu és capaz!! Bate as pernas e dá aos braços!!!" e foquei-me neste pensamento! Ia a dar uma curva grande e o rapaz da canoa assobiou e fez-me sinal para ir mais para dentro e assim fiz!! Nadei mais um bocado e estava agora prestes a alcançar a segunda bóia!! Ia aflita.... a água era muito salgada.... eu sei... o mar é salgado... mas seguramente há 20 anos que eu não entrava no mar a não ser há duas semanas atrás para treinar para este triatlo..... o meu coração ia aflito e eu só queria sair dali e rápido!!! Nadei o que pude para terra!! Senti a água mais quente e sabia que já tinha pé! Corri para terra em vez de continuar a nadar.... só queria sair da água! Ao alcançar terra firme vi a nossa Cláudia!!! Ela estava a chamar por mim e a dizer: "Forçaaaaa!" aquela palavra deu-me força!!! Comecei a despir o fato!

E lá fui eu a correr até ao parque de transição!! Meio fato tirado e as duas rampas grandes subidas, tinha um bombeiro à minha espera e não, não foi para me socorrer :D foi para me tirar a areia dos pés com a mangueira a jorrar água do camião dos Bombeiros :D queria muito alcançar o parque de transição! Ia perturbada com a água e com a boca salgada.... Cheguei ao parque e avistei a minha lebre de telemóvel na mão :D fiquei tão feliz de o veeeer!! Estava lá com ele a nossa Cláudia :D A ganda Sissas já estava a equipar-se para a bike e eu rapidamente me livrei do fato de natação e da touca!! Pus o dorsal na cintura virado para trás, o capacete na cabeça e... dei o meu melhor, porque com o stress nem da mnemónica da minha lebre me consegui lembrar!...

A Sissas partiu e eu estava a acabar de enfiar os ténis nos pés! Pés enfiados nos tenis, agarrei na tralha toda e atirei para dentro do cestinho e, tirei a bike do suporte do parque e, corri com ela pela mão!! Cheguei à saída do parque de transição onde encontrei uma Sra que queria apontar o meu numero de dorsal! Puxei-o para a frente para ela ver e depois novamente para trás! fiz a curva e tinha lá uma linha que assinalava a zona de montagem na bike! voltei a pensar... "Deus me ajude!" e lá fui eu!! Ouvi a Sissas gritar por mim já da estrada principal!! Gritei por ela também!! :D fui pedalando para a alcançar! Alcancei-a e segui :) gritei por ela para ela viiiir!! Fui seguindo e via muita gente já a correr de volta!! Mas não fazia mal! Eu só queria acabar!! Nem que fosse a última :D E fui pedalando :) Não havia muito mais gente na estrada.... vinham uns atletas já na volta para a transição... mas até esses desapareceram rapidamente.... Não conseguia ver as horas, nem os kms, nem nada! Sentia a boca a parecer cortiça! Salgada.... mas não podia parar para beber água e pensei.... "são só 10 kms!" dei a voltinha devagar no ponto de retorno e, no regresso vejo a Sissas!! "Bora Sissas!!!!!" E ela acelerou até me alcançar!! :D eu estava com comichão na perna LOL e não me conseguia coçar!! Comecei a brincar com a Sissas a dizer que era o caruncho HAHA Vínhamos a boa velocidade :D e neste momento, já víamos o parque de transição ao nosso lado!! Sabia que vinha uma curvinha apertada e a Sissas passou!! :D eu fiz a curva com calma.... para não cair nem me assustar! Seguuii até à "dismount line" e ao tocar a linha, saltei da bike para fora e corri atrás da Sissas até ao nosso poiso :D

No nosso poiso estava a nossa querida claqueeee :D pousei a bike lá no ferro e a minha lebre gritou: "tirar o capacete e por o dorsal para a frente!!!" e assim fiz!!! Virei o dorsal para a frente e atirei o capacete para dentro do cesto e... sigaaaa!!! Se há coisa que eu ainda sei fazer é correr!!! Era só gerir o esforço para acabar esta nossa épica aventura e sem dar cabo do joelho!! Partimos juntas, e no abastecimento agarrei uma garrafa de água!! Estava na hora de me livrar do sabor a sal que há tantos kms levava comigo!! Lavei a cara e bebi a doce e fresca água que estava na garrafa! Um pouco apenas! O meu joelho ía a cooperar completamente comigo! Só faltavam 2 kms!!! Então corremos tudo o que as pernas davam :D ia a ver no relógio e íamos super rápido! Abrandámos um pouco para aguentar a subida da volta :) íamos bem! Demos a volta e passamos por um pai e um filho por quem puxámos!! Disse-lhes: "Boraaa!! Estamos quaaase lá!! Já falta tão pouco!!!!" e seguimos!! A Sissas viu à frente um rapaz por quem já tinha puxado antes!! E disse-lhe: "está quaseeeee!!" e ele sorriu :) Nós seguimos!! A Sissas vira-se para mim e diz: "Vamos acabar isto abaixo de uma hora!!!" Eu perguntei: "A sério?!" E ela: "Oh ali diz 57 minutos!!" Já cheirava a meta!! :D Agora era necessário curvar a descer para a meta e abrandei o passo por causa do joelho e mandei-me à curva em descida devagar e com cuidado.... e a Sissas seguiu!! Ela apercebeu-se que eu abrandei e abrandou junto à passadeira vermelha para a meta!!! Esticou-me a mão que eu agarrei e de mão dada cruzámos a meta!!!

A minha lebre e a nossa Cláudia faziam a festaaaa na meta!!!! :D que ENORME alegriaaaaaa!!! :D Muita emoção!!!! :D CONSEGUIMOS!!!!! Nenhuma das duas foi a ultima a terminar a prova :D e ainda acabámos abaixo de uma hora :D e o meu joelho aguentou-se sempre sem doer!!!! Win Win Win!! :D Somos oficialmente triatletas outdoor!!!! :D

0 comentários:

Enviar um comentário