quarta-feira, 6 de junho de 2018

A fagulha da ideia de fazer um triatlo!

O sonho do triatlo nasceu num belo treino com o meu PT Pedro, algures em Dezembro de 2016.... mas.... como tinha um medo de morte de água e andar de bike também não era o meu forte....... combinei com o Pedro uma sessão de treino na piscina, para medir a situação! :) Cheguei lá e..... bem.... levei meia hora para por a cara na agua e fazer bolhinhas 10 vezes.... penso que nem cheguei a fazer as 10 vezes.... saí de lá em pânico e aterrorizada com a água e, eu e o Pedro concordamos em que não era hora ainda....!! Então o sonho ficou latente....

O tempo foi passando e em Junho de 2017 decidi ganhar coragem e comecei pela opção mais básica de todas... ir às aulas de natação!! Lá conheci o meu professor de natação Pedro Sousa! Cheguei lá para a primeira aula e o Pedro Sousa perguntou-me se eu sabia nadar e eu respondi: "olhe para mim como se eu fosse uma criança de 5 anos assustada e que não sabe nadar" e ele respondeu-me que não era problema! Que já tinha ensinado pessoas com mais de 60 anos a nadar e eu não seria excepção!!" e, ensinou-me tudo o que sei sobre natação e água que levei comigo para este primeiro triatlo!!

Quando decidi finalmente que era hora de me inscrever para o meu primeiro triatlo.... vi que era hora de para além da natação... investir em começar a andar de Bike!! Então... combinei com o meu PT (homem de abençoada e infinita paciência para com todas as minhas avarias :D) e... combinámos um primeiro treino! Até tenho um # dedicado ao Pedro: #soopedroequemeaturanestascoisas :D

Chegado o dia do primeiro treino, descobri que era o dia do Ciclista! Belo dia para iniciar um novo desafio "ciclista"!! :) Era num final de tarde fresco com muito vento e com algum sol ainda :) pegámos na bike e o combinado era ir do People até ao Convento de Mafra... bem.... cheguei uns minutos atrasada ao treino porque ainda tive que encaixar o pneu na bike! Capacete na cabeça e bike pela mão lá cheguei ao ginásio! Nem coragem tive de me montar na bike.... Bem! Lá cheguei e lá fomos os dois :) montados na bike, fomos pelo passeio até à primeira passadeira! Desmontar, atravessar com a bike pela mão e montar do outro lado até ao Pingo Doce! Pedi ao Pedro para ir à frente para eu ver como ele fazia! Há anos que não andava de bike como deve de ser.... nao consigo subir nem descer passeios.... e o Pedro avaliou a minha super técnica medricas a andar de bike e deu-me algumas dicas! Senti-me mais confiante e o nosso próximo objectivo era alcançar o gimnodesportivo onde pensámos que seria um bom sitio para treinar! Então, desmontados da bike lá fomos nós pelo passeio, até ao gimnodesportivo! Chegámos lá e as regras de circulação não se encaixavam no que precisávamos.... Então o Pedro disse-me: "aqui não é para nós! Vamos embora :)" e assim fizemos.... mais um desafio pela frente.... ir de bike na estrada até à Galp.... Pedi uma vez mais para que o Pedro fosse à frente para eu ver como é que ele fazia e assim foi! Subimos até à primeira rotunda a seguir ao Gimnodesportivo... os carros passavam longe e por isso eu não ia com muito medo! Como a minha destreza roçava o 0, cheguei à rotunda e parei... olhei e segui! Na rotunda seguinte não havia barulho de carros e segui em frente! Ia bem :) houve uma altura que o Pedro ia atrás de mim e eu gritei: "está aí?!?!?" e ele gritou de volta: "siiiim!!" e seguimos! Parei na rotunda da Galp! Rotunda demasiado movimentada para mim.... desmontamos das bikes e atravessamos com elas na mão até à saída dos Castelões! Uffa!! Que nervos!! Seguimos pela estrada até ao Convento!! Chegados ao Convento havia uma passadeira que utilizámos para atravessar e seguir por uma rua sem saída que costumo fazer com os Mafra a Correr :) subimos a rua e atravessamos em direcção ao Intermodal, metemos-nos na ciclovia para a Carapinheira e... depois dos primeiros metros... regressámos! Aqui o passo mais difícil estava dado... o primeiro!

No dia 25 de Abril achei que era um excelente dia para me fazer à estrada sozinha e por em prática os ensinamentos que o Pedro me tinha transmitido!! Why not nao é? Era cedinho quando me levantei! Mas com toda a logística para não me esquecer de nada... saí perto das 10:00! Bem... Fui pelo passeio ao lado do ginásio, passei com a bike pela mão na passadeira e montei-me do outro lado :) segui até à estrada que ia dar ao gimnodesportivo, atravessei a pé e a seguir veio a minha primeira evolução! Em vez de ir pelo passeio com a bike pela mão... decidi montar-me nela e ela que me levasse! E assim fiz!! Cheguei ao gimnodesportivo e segui pela estrada até à Galp! Atravessei a rotunda com a bike pela mão e segui até ao Convento e depois segui para a rua sem saída...! Segui montada pelo passeio e atravessei na passadeira montada na bike e abracei o novo desafio! Subir montada na bike até à Carapinheira!! E não é que consegui!?!?!? Nunca me desmontei!! Ia com a avózinha engatada (como diz a minha lebre hehe) e cheguei lá acima gloriosa!!! Parei o relógio, tirei umas fotos para a posterioridade e ainda fiz um filme que enviei para a minha lebre :D até aqui tudo certo! Estava em condições de voltar para trás! :D lá fui eu, fiz o mesmo percurso de volta até ao ginásio! Mas ao chegar lá... a voltinha estava a saber a pouco... então... segui para a Quinta das Pevides.... E lembrei-me de umas rampas que faço com os Mafra a Correr! Fui pelas rotundas até lá, desci e agora era hora de subir! Comecei a subir bem! Mas... mexi tanto nas mudanças que a corrente saltou!!!!! :O Oh Meu Deus!!! Desmontei-me, peguei no telemóvel e liguei para a minha lebre!!! "Amoooor!! Ajuda-meeee!! A corrente saltou!! O que é que eu faço!?!?!?" e ele calmamente do outro lado responde-me: "foi a frente ou atrás?!" e eu: "à frenteee!!" e ele: "pronto... é simples! Pegas na corrente e voltas a por no sitio!" e eu: "ok Amor!!! Obrigadaaa!!" então... a bela da Ivone que não gosta de sujar as mãos... abriu a mochila e sacou de la de dentro um belo lenço de papel!!!! Ah pois é..... um lenço de papel.... que rapidamente começou a pegar-se à corrente...... :O ainda insisti... mas tive mesmo que desistir de o usar e tive mesmo de por as mãos no óleooooo!!! :O Ficou encaixada rapidamente! e pronto... montei-me na bike e toca para casa!! Ah pois! Ela que me leve!! Fui pelas rotundas de volta ao ginásio! Mas... a rotunda para o Continente estava concorrida.... tive que parar e esperar que não viesse ninguém! E lá segui eu em segurança! Fui pelas passadeiras e pronto... missão cumprida!! Para segunda vez não foi nada mal :D

A inspiração do Pedro é infindável para acompanhar as minhas loucuras e por isso.... como estávamos a treinar para um triatlo... apesar da componente da Bike ser essencial.... havia que treinar as transições! Então o Pedro agendou um treino de Bike-Run! Sigaaaa!! :D Levei a bike para a ciclovia da Achada e lá foi o palco da aventura! Como do carro à ciclovia era estrada Nacional, eu arranquei a correr e o Pedro levou a bike!!! Corri cerca de 2 kms enquanto o Pedro foi de bike!! O combinado era enquanto um corria, o outro ia de bike e a transição era passar de um para o outro!! A correr eu ia muito bem! Quando passei para a bike... valha-me Deus!! tive que ir pela estrada junto aos frangos da Achada.... e os carros passavam rente.... na volta para cima ainda tentei ir de bike... mas era tudo tão apertado nos passeios e... pela estrada nem pensar... dei comigo a correr de bike na mão.... não era o pretendido... então... na segunda ronda adaptámos!! :D Encurtamos a distancia percorrida da ciclovia e aumentamos as voltas :D e pronto! caso encerrado :D foi um ganda treino!! Estava mesmo feliz!! Corri bem e na segunda ronda safei-me bem na ciclovia!! :D mas.... infelizmente a ciclovia da Achada é um sitio perigoso para uma pessoa com pouca destreza como eu :) ao voltar para o carro, dei mais uma bela corrida e o Pedro trouxe a bike :D

Para fazer um triatlo eu tinha consciência que não bastava bike e piscina... porque o meu colega da frente João Pires me ensinou muito do que eu sabia e sei sobre fatos, bikes, toucas e mar.... então por sábio concelho dele, decidi ainda que pelo caminho tinha que nadar no mar, nem que fosse apenas uma vez! Fui à Decathlon e comprei um fato de triatlo! A marca tem um bom nome... Dare2Tri ;) mesmo a minha cara! Então chegado o dia que estipulei para nadar, pedi à minha lebre que viesse comigo para tomar conta de mim não fosse eu atrapalhar-me :) então, mesmo antes de sair de casa, andei a ver se seria na Praia dos Pescadores na Ericeira ou na Praia da Torre em Oeiras e ao olhar para a minha aplicação das praias foi fácil decidir: Praia da Torre!! Segui então com a minha lebre à Praia da Torre!! Carro estacionado estava na hora de vestir o fato de natação!! E aqui começa a aventura épica de vestir o fato de natação :D Depois de muita luta, veste e despe, puxa e empurra lá fiquei com ele vestido :D fomos juntos até à beira-mar onde me despedi da minha lebre e comecei a andar em direcção ao mar! Com os pés descalços... o mar estava geladooooo!! brrrrr!! Mas sem parar continuei a entrar para o mar sem parar! Não sentia qualquer temperatura da água!! WOW!! Brutal!! :D então toca de seguir em frente! Entrei no mar gelado e mandei uma braçada para a frente e sinto a água gelada entrar pelo pescoço dentro!! Dei uma braçada de costas e sinto a água entrar-me pelas costas!! Corri para fora de água em direcção à minha lebre!! "Amoooor!!! A água está a entrar!!!" e ele viu os fechos e estava tudo bem fechado :D sorriu para mim e disse: "isto é um wet suit! nao um drysuit :D" Bolas!!! Ok!! :D siga para a água de novo!! E lá fui eu! fui nadando e via a minha lebre ali à beirinha da água :) fiz-lhe sinal que estava bem e que podia ir embora :) e ele foi para a esplanada da Praia da Torre :) em 33 minutos fiz 1 km a nadar! Achei que estava tudo bem :) que para primeira vez, me tinha safo muito bem e fiquei muito animada para a prova :D Quando saí do mar, juntei-me à minha lebre na esplanada :) ali estivemos um pouco :D contei-lhe com entusiasmo tudo o que senti na águaaa!! Epá! Safei-me beem!! Não foi tão complicado como pensei que poderia ser!!!

Mais um treino em mais um momento de inspiração do Pedro! Treino de bike com HIIT!! "Ganda malha"!! :D Aqui começamos a usar algumas técnicas!! Começamos com um exercicio simples, o Pedro caminhava devagarinho e eu ia na bike ao lado dele a dar toquezinhos no guiador para me manter em equilíbrio, depois para cima acelerava e repetíamos o exercício! Depois novo exercício: ia mais ou menos rápido e tinha que dar a volta e acelerar muito! Travar com os dois travões a fundo e... parar e só depois por os pés no chão!! Não fui capaz..... travei a fundo e já ia com os pés a cms do chão! As curvas para dar a volta eram de muitos metros LOL cheguei a achar que o espaço à frente do Convento era pequeno para dar a volta.... uma confusão!! :D Nos intervalos e para animar o treino o Pedro incluiu HIIT!! Lunges nas escadas, flexões entre outros mimos :D Mais um exercicio... em frente ao Convento existem umas bandeirolas.... então... fazer 8 à volta das bandeirolas! Valha-me Deus!! Não fui capaz nem de uma em uma e nem de duas em duas!! Gritava por ele a dizer que ia caiiiiir LOOOOL A paciência do Pedro é do mesmo tamanho da sua inspiração, abençoadamente!!! :D insistimos e insistimos! Fiz os 8 de 3 em 3 postes e pronto.... E vim satisfeita para casa! Mais uns passos dados em direcção ao triatlo!!! :D

Bem.... achei que poderia ir sozinha novamente pelas estradas e passeios de Mafra tirar o pó à bike por isso, num sábado de manhã bem cedinho mandei-me à estrada! Na esperança de haver poucos carros e eu poder ir mais partes pela estrada! E não estava enganada ;) Como sempre, saí do ginásio pelo passeio e fui pela passadeira até ao Pingo Doce. Segui de bike até à passadeira e aí, em vez de ir montada na bike pelo passeio... como não havia transito.... pus a bike na estrada e segui sempre pela estrada! Passei o gimnodesportivo e seguiiii até à rotunda da Galp! Aí atrapalhei-me... não vinha nenhum carro!! NENHUM!! Mas com os nervos não fui capaz de por os pés nos pedais... e pronto.... atravessei com ela pela mão! Fui até ao Intermodal, atravessei montada na bike e toca a subir para a Carapinheira! Aí... não sei o que é que fiz..... e pimbas! Saltou-me a corrente!!! Liguei para a minha 24/7 assistencia em viagem: "Estoou Amooooor!! Saltou-me a corrente!!!!! Agora foi atrás!!!!" do outro lado, seguido de um curto silencio ouço: "manda-me fotos para eu poder ajudar melhor!!" e assim fiz! Mas confesso que nem eu que estava a ver a corrente solta do pequeno carreto atrás... via o que fosse com as fotos.... então decidi virar a bike e aí sim! Assim que a virei vi logo o que era!!! Liguei para a minha lebre a agradecer a ajuda e ia resolver!!! :D bem... pus logo as mãos no óleo.... porque o lenço de papel não ia servir para nada LOL achei que tinha a corrente encaixada mas continuava a ouvir o mesmo barulho..... ainda consegui chegar à porta vermelha e à indicação da "Rua da Porta Vermelha" e dei a volta, e parei na Porta Vermelha para umas fotos e decidi olhar de novo para a corrente! Bolas! Que não foi facil ver o que era! Depois de muita luta la consegui resolver a questão!!! :D e agora sim! Estava em condições de regressar!! Vim calmamente ciclovia a abaixo até ao Intermodal, atravessei sempre montada, segui até ao Convento e ali repeti os exercícios que fiz com o Pedro! Os 8's de 2 em dois... não consegui de 1 em 1, depois devagarinho para baixo e sprint para cima :) tentei contornar os postes o mais junto possível a eles.... insisti umas quantas vezes nestes exercícios e agora sim, estava em condições de regressar ao ginásio!! Vim pela estrada devagar para não me atrapalhar :) na Galp desmontei-me, atravessei com a bike pela mão e depois voltei a montar-me e só parei no Pingo Doce!! Epá! Que voltinha fixe :D e cheguei ao ginásio feliz da vida apesar da corrente me ter dado muito trabalho!! :D

E pronto... neste momento tinha os "mínimos olímpicos" para fazer o meu primeiro triatlo.... Estava preocupada com as mudanças saltarem... mas confiava que o melhor ia acontecer :D E aconteceu :D

0 comentários:

Enviar um comentário