sexta-feira, 6 de novembro de 2015

pH da água, dos alimentos e a acidez do sangue...

Comecei a ouvir falar sobre a água alcalina e no quanto ela é benéfica para a nossa saúde! Então decidi fazer uma pesquisa mais pormenorizada.

Vários estudos têm vindo a ser feitos no sentido de demonstrar os benefícios da agua alcalina, mas ainda não há um consenso. Mas, para quem aceita esta ideia como sendo verdadeira, é recomendado o consumo de água com um pH superior a 7,0, pois desta forma serão neutralizados os efeitos do consumo de alimentos ácidos, com a limpeza dos resíduos ácidos das células e dos tecidos. Com o pH abaixo de 7,0, o corpo é obrigado a sacrificar órgãos e tecidos internos para manter o pH do sangue equilibrado. Li em alguns sites que por cada copo de coca cola bebido, precisamos beber trinta e dois copos de água boa qualidade (pH superior a 7,0)!

O pH do nosso corpo é como se fosse um regulador de todas as funções. O sangue de uma pessoa saudável tem 7,4 de pH e entre 90 a 95% de água. O nosso corpo tenta manter a todo custo o pH do sangue em 7,4, e para o conseguir, extrai minerais do organismo. A água alcalina contém mais magnésio do que as outras águas e, o magnésio auxilia a prevenir deficiências nutricionais, doenças crónicas como por ex. as cardiovasculares (com o pH do sangue baixo, as gorduras aderem às paredes das artérias), os diabetes, a obesidade, a osteoporose, o colesterol (acumula-se nas veias e artérias) e os triglicerídeos altos e, ajuda ainda na preservação da massa magra. Quando o nosso sangue está alcalino, o cálcio fixa-se no nosso organismo e fortalece os nossos ossos e os nossos dentes. Quando o nosso corpo não consegue equilibrar o seu pH, este torna-se ácido e propenso à invasão de parasitas, bactérias, vírus e fungos e, o sistema imunitário fica enfraquecido. O sangue com um pH levemente alcalino aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, os vírus e as bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver.

Por outro lado também podemos comer alimentos alcalinos. A dieta alcalina torna o sangue mais alcalino e favorece a eliminação de toxinas. Esta dieta é mais à base de cereais integrais, frutas, legumes, sementes, feijões, chá verde, peixes e ovos deixando de fora a carne vermelha, o leite, o açúcar, o café e todos os alimentos processados. Também se recomenda que se use ervas aromáticas, por ex. salsa, coentros, alecrim e manjericão para dar uma gracinha às refeições. Alimentos ricos em sódio (sal), acidificam o sangue e fazem com que se perca massa óssea e aumente a possibilidade da formação de cálculos renais.

Olhemos para uma lista de alimentos por pH:

pH 3 (muito ácido): Água com gás, refrigerantes, bebidas energéticas, álcool, fritos, sal, açúcar refinado, comida enlatada, cigarros.
pH 4: Leite, leite condensado, queijo, manteiga, carne de porco, vinagre, massas, pipocas, cerveja, vinho, chá preto, torradas, picles, chocolate, nozes, adoçante, molho de tomate.
pH 5: Carne vermelha, café, sumo de fruta com açúcar, pão branco, amendoim, trigo, arroz branco, maionese, doces e bolos de farinha branca, geleias, marmelada.
pH 6: Ovos, peixe, frango, fígado, feijão, leite de soja, chá, arroz integral, aveia, mel, cenoura, flocos de milho, farinha de trigo integral, ketchup, batatas, molho de soja.
pH 7 (neutro): Água mineral
pH 8: Maçã, amêndoa, tomate, abacaxi, morango, cereja, pêssego, damasco, banana, laranja, pimentão, nabo, arroz selvagem, milho, soja, folhas verdes-escuras, espargo.
pH 9: Abacate, abóbora, kiwi, melão, melancia, tangerina, tâmara, figo, manga, mamão, amora, uva, alface, beringela, batata-doce, gengibre, ervilha, lentilha, clara de ovo, salsa, maracujá.
pH 10 (muito alcalino): Couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolos, repolho, alcachofra, pepino, limão, lima, rabanete, agrião, cebola, sumos de vegetais, alho, algas.

Fica ainda um emboço do prato ideal :)

Depois de mais esta investigação penso... é um desafio ser magro e saudável :) mas vale a pena tentar ;)

0 comentários:

Enviar um comentário